Fake news: TRE-MS nega informação que urnas não processam voto para presidente
Justiça Eleitora desmente informação que urna não processa voto para presidente (Foto: Marcos Ermínio)

Após uma série de reclamações de eleitores sul-mato-grossenses de que urnas eletrônicas não estariam processando o último voto a ser computado, para o cargo de Presidente da República, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) soltou uma nota desmentindo a informação que circulou nas redes sociais.

Leitores do Jornal Midiamax também encaminharam vídeos e pedidos de esclarecimento, com reclamação de que a urna computava o voto para presidente. O TRE-MS também teve ciência do compartilhamento de falsas informações.

De acordo com a assessoria do Tribunal, em Mato Grosso do Sul são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais, dentre eles o modelo 2006, 2008, 2009, 2010, 2013 e 2015, com diferentes velocidades de processamento, o que interfere no encerramento dos votos.

O TRE explica que após o eleitor apertar a tecla ‘Confirma’, o tempo de resposta para finalizar a votação varia dependendo do modelo da urna. E destaca importância do eleitor ficar atendo do devido registro de todos os seus votos

Outro ponto que o Tribunal Eleitoral destacou, em nota, é que o sistema de apuração é auditável, o que importa dizer que qualquer ocorrência de fraude será detectável.

“Logo, mais que combater as notícias falsas, é reforçar a confiabilidade no sistema das urnas e despertar a atenção crítica dos eleitores”, finaliza nota do TRE-MS.