Pular para o conteúdo
Política

Em dia de Copa, vereadores criticam Temer por tirar dinheiro do esporte para segurança

Parlamentares disseram que vão cobrar bancada federal de revisão de MP
Arquivo -

Vereadores da Câmara de utilizaram a tribuna nesta quinta-feira (14), dia de abertura da da Rússia, para criticar a medida provisória do presidente Michel Temer (MDB) que retirou recursos de loterias esportivas para a .

Os recursos de loterias esportivas são a principal fonte de arrecadação das principais entidades esportivas do país, como o Comitê Olímpico do Brasil, o Comitê Paralímpico, o Ministério dos Esportes e o ComitÊ Brasileiro de Clubes. A medida afeta tanto clubes de alto rendimento quanto esportistas bolsistas de baixa renda.

Para o vereador João Rocha (PSDB), presidente da Casa, há uma sensação de “frustração enorme” com a medida, que demonstra que hoje não há legado da Copa do Brasil e das Olimpíadas do .

“O Brasil sediou dois dos maiores eventos que atraem a população do mundo, e o legado que temos recebemos tem sido escândalo um atrás do outro”, disse o vereador. “Tão tirando do esporte pra comprar armas”, lamentou o parlamentar.

Rocha disse que a cultura e o esporte são ferramentas de promoção da saúde e da segurança, pois atuam na prevenção de crimes. O vereador disse ainda que os setores recebem investimentos “pífios”, que não deveriam ser descontados.

Cobrança da bancada federal

Os vereadores aproveitaram para cobrar da bancada de deputados e senadores federais do Estado a conta pela perda de recursos do Esporte. “É preciso entrar em contato com a bancada federal para que seja revista essa decisão”, disse o vereador Betinho (PRB).

O vereador Delegado Wellignton (PSDB) seguiu o colega. “O governo não trabalha com prevenção, que seria um das funções do esporte. E as políticas públicas estão equivocadas”, afirmou o parlamentar, que atua principalmenta na questão da segurança pública.

O tucano reforçou o pedido de contato com a bancada federal, e fez um alerta na tribuna: “Hoje se tira dinheiro do esporte e da cultura, mas amanhã vai ser da segurança”, disse.

Voltando à tribuna, Rocha disse que o que o governo federal está fazendo é uma “besteira” e avisou, exaltado, que um “grande levante” da categoria esportiva será feita para “desfazer essa medida provisória”.

“Vamos tentar mobilizar deputados e senadores para que falem com o ministro Marun conversar com o presidente, para que repense essa medida, e leve em consideração que o esporte e cultura são ferramentas de transformação social”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Últimas Notícias

Esportes

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora do top 10 do grid pela segunda prova consecutiva

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado