
Eleitores já podem consultar informações sobre seus candidatos nas eleições deste ano, por meio do portal DivulgaCandContas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aberto para consultas desde a última quinta-feira (26).
Pelo portal, é possível saber se o candidato teve a candidatura deferida ou indeferida, além de consultar informações biográficas, jurídicas e a prestação de contas de todos os candidatos participantes das eleições deste ano.
O TSE recebe as informações repassadas pelos próprios políticos e partidos, e alimenta o DivulgaCand com gastos e receitas detalhados de campanha, com nomes de doadores e detalhamento de fornecedores de serviços e despesas.
Os dados do DivulgaCand são atualizados três vezes por dia: uma vez pela manhã (8h), outra a tarde (14h) e outra a noite (19h). Para acessar o sistema, não é necessário cadastro prévio. Basta fazer a busca pelo seu candidato.
O Tribunal Superior Eleitoral desativou a versão em aplicativo para tablets e smartphones do DivulgaCand, mas quem quiser acessar o sistema pelo telefone, pode utilizar o próprio navegador, que ajusta as informações automaticamente à visualização em tela de celular.