Edson Fachin julgará único HC de alvo da Vostok que recorreu ao STFApenas um alvo da Operação Vostok, da Polícia Federal, recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) até o fim da tarde desta sexta-feira (14) na tentativa de se livrar da prisão. O habeas corpus do pecuarista Zelito Alves Ribeiro será julgado pelo ministro Edson Fachin.

Conforme determinação da coordenadoria de processamento inicial, o pedido de liberdade de Zelito foi distribuído para Fachin por prevenção, ou seja, porque já existe outro processo sobre o caso que tem o ministro como relator. Até o fim da tarde, o pedido permanecia concluso para o ministro, sem decisão.

Dos 14 alvos de mandado de prisão temporária, apenas Zelito recorreu ao STF. Outro investigado que tenta liberdade é o deputado Zé Teixeira (DEM), que ingressou com pedido de revogação da prisão no próprio processo que determinou as detenções e tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O ministro Felix Fischer analisa o pedido, que corre em sigilo. Advogado de Zé Teixeira, Carlos Marques disse ao Jornal Midiamax que ainda não houve manifestação do ministro acerca do pedido.

Operação

A Operação Vostok, deflagrada na quarta-feira (12) pela Polícia Federal, cumpre 14 mandados de prisão temporária determinadas pelo ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Entre os alvos estão o filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado estadual Zé Teixeira (DEM).

A Polícia Federal divulgou que aproximadamente 220 policiais federais cumpriram os 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, no âmbito da Operação Vostok, em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna, e no município de Trairão, no Estado do Pará.

Além destes, também foram cumpridos outros três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Mato Grosso do Sul, pedidos pelo MP-MS (Ministério Público Estadual), de ações, que segundo a PF, têm o mesmo objeto ligado aos fatos investigados em âmbito federal.