O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), , votou no final da manhã de hoje (7) na seção eleitoral que funciona em uma escola no bairro Lago Norte, em Brasília.

Apesar de ter prioridade, podendo “furar fila”, o ministro dispensou o privilégio e aguardou sua vez como todos os outros eleitores da seção 293, considerada pelos próprios votantes como uma das mais cheias do local.

Depois de aguardar por quase 1 hora na fila, Toffoli destacou que hoje é um dia em que todos os brasileiros são iguais. “O voto de cada um vale o mesmo”, destacou. O ministro ressaltou o número de idosos que não são mais obrigados a votar e pessoas com dificuldade de locomoção que passaram nas seções vizinhas. Segundo ele, esses votos simbolizam a vontade da população pela democracia.

Ao desejar um bom dia de votação para os brasileiros, o magistrado apostou num “grande sucesso” ao final do dia. “No sentido de mais uma vez a democracia se afirmar e reafirmar”, disse ao lembrar a pesquisa que apontou que a maior parte da população defende esse sistema.

Toffoli está à frente da Corte há pouco menos de um mês e têm mantido o tom pacificador, evitando polêmicas. Desde que assumiu a presidência do STF têm reiterado sua confiança no sistema eleitoral, na confiabilidade das urnas e na apuração e reforçado que o Supremo vai garantir a Constituição e a lei durante e após concluído o processo eleitoral.