Deputado reclama de fechamento de salas de aula e SED afirma que mudança é ‘remodelamento”
(Foto: Luciana Nassar/ALMS)

No uso da tribuna durante a sessão na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (29), o deputado (PT) pediu explicações da SED (Secretaria Estadual de Educação) em referência ao fechamento de algumas salas de aula no município de .

“Não se pode fazer uma coisa dessas sem consultar as famílias, as escolas e os prefeitos”, reclamou o deputado. Segundo o parlamentar, pais de alunos e educadores estão indignados com a situação da Escola Estadual Abadia Faustino Inácio, em Camapuã, a 145 km de .

“As pessoas estão revoltadas e com razão. Onde já se viu uma decisão dessas, que vai mexer com a vida de todo mundo e que não é devidamente conversada? A Secretaria de Educação precisa se explicar e tomar providências e não pode penalizar a população”, argumentou.

Uma das funcionárias da Escola Estadual Abadia Faustino Inácio conhecida como Teresinha, conversou com o Jornal Midiamax e justificou que o fechamento das salas se dá pelo “menor número de alunos”.

Ela também disse que os pais dos alunos que estariam sendo prejudicados, estão preocupados com a mudança. “Estão acostumados em estudar em uma escola só, por causa da proximidade e facilidade”, pontuou a funcionária.

Outro lado

Em contato com o Jornal Midiamax, a assessoria da SED afirmou que essa mudança “já vem sendo conversada com as diretorias das escolas e com o governo”. Segundo explicação, o encerramento de vagas ofertadas é um procedimento do remodelamento já estudado pela secretaria.

A SED, em nota oficial, também explicou que todo esse planejamento ofertado é necessário para a reorganização da oferta educacional das etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

“A proposta é que, gradativamente, o município concentre seus esforços e recursos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que a Rede Estadual de Ensino concentre seus esforços nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A Secretaria de Estado de Educação (SED) considera que esta ação é de fundamental importância ao Estado e aos municípios, em função da necessidade de otimização dos recursos públicos”, informou a secretaria em nota.