Pular para o conteúdo
Política

Deputado questiona liberação de desmatamento em fazenda de citado da JBS

Governo pediu à Justiça para liberar desmatamento
Arquivo -
Plenário da Assembleia Legislativa
Plenário da Assembleia Legislativa

Governo pediu à Justiça para liberar

O deputado estadual (PT) apresentou nesta quinta-feira (19) um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando informações ao governo do Estado por ter intervido a favor da liberação do desmatamento de uma área de 20 mil hectares na Fazenda Santa Mônica.

A fazenda pertence a Elvio Rodrigues. O proprietário rural foi citado nas delações de Joesley Batista e Wesley Batista, donos do grupo que coordena a JBS, por ter emitido notas frias de R$ 7,6 milhões em favor do governo do Estado

As delações de Joesley e Wesley apontaram para o pagamento de propina para a gestão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em troca de benefícios fiscais, pagas por meio das notas frias emitidas, entre outras pessoas, por Elvio Rodrigues.

Kemp requereu à PGE (Procuradoria-Geral do Estado) que informe se houve “prévia anuência” de Reinaldo ao pedido da Procuradoria que solicitou a liberação do desmatamento na fazenda pertencente a Elvio, numa área quase do tamanho da região urbana de Campo Grande.

O deputado afirma que, ao intervir a favor do desmatamento da área localizada no Pantanal, o governo do Estado atendeu “ao interesse privado de uma pessoa específica”, o que retira a necessidade da utilização de suspensão por segurança, o que só poderia ocorrer caso houvesse “risco à economia do Estado”. Deputado questiona liberação de desmatamento em fazenda de citado da JBS

Kemp ainda solicitou que a PGE informe as “razões jurídicas” para o pedido de liberação do desmatamento, e que encaminhe estudos que comprovem o “efetivo prejuízo” aos cofres públicos que seria causado pela suspensão da supressão vegetal na Fazenda.

Por fim, o deputado ainda quer que o governo informe qual seria o prejuízo estimado ao erário estadual caso seja feito desmatamento e o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) seja condenado a pagar pelos prejuízos ao meio ambiente.

Jornal Midiamax tentou encontrar o proprietário rural Elvio Rodrigues, mas não conseguiu localiza-lo até a conclusão desta reportagem.

TJ-MS liberou desmatamento a pedido da PGE

Atendendo a um pedido da PGE, o desembargador Divoncir Schreiner Maran, presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), concedeu suspensão de segurança a uma liminar da juíza Vara de Fazenda de , que havia anulado a autorização ambiental do Imasul para o desmatamento na Fazenda Santa Mônica.

A decisão de Divoncir foi emitida no último dia 14 de março. O desembargador acolheu os argumentos da PGE, de que a suspensão do desmatamento poderia levar à “lesão à economia pública”, uma vez que as taxas de serviços prestados pelo Imasul na região gerariam uma receita anual de cerca de R$ 7 milhões aos cofres públicos.

Em agravo apresentado duas semanas depois, o MP-MS (Ministério Público Estadual) argumenta que a afirmação de prejuízo aos cofres públicas  “hipotética, improvável e chega a ser mera conjectura”, isso porque o Imasul já emitiu “milhares de autorizações de supressão vegetal”, que geram receita igualmente.

O órgão ministerial argumenta que, ao contrário, a autorização do desmatamento de 20 mil hectares no Pantanal pode causar prejuízo ao erário, uma vez que, caso a supressão volte a ser proibida, o Imasul pode ser condenado a pagar pelos prejuízos ao meio ambiente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo de MS concede medalhas por tempo de serviço a 688 policiais militares

‘Banho de água fria’: edital da Funsau adia convocação e frustra candidatos da saúde de MS

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

Painel da UFGD discute os impactos da guerra sobre cientistas refugiados

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Subtenente da PM é preso após perseguir adolescente e fazer disparos em Campo Grande

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Whindersson Nunes confessa desejo de reatar com ex-namorada; saiba quem

Últimas Notícias

Cotidiano

De novo: ônibus do Consórcio Guaicurus estraga na Avenida Ceará e atrasa passageiros

Passageira relata que o ônibus apresentava indícios de problemas mecânicos durante o trajeto

Transparência

Governo de MS cria escola estadual em Ribas do Rio Pardo

Escola Estadual será a terceira no município e terá 20 salas de aula

Famosos

MC Mirella anuncia gravidez do segundo filho com Dynho Alves: ‘Chá Revelação’

Papais de Serena, a cantora MC Mirella revelou que está grávida do segundo filho com o cantor Dynho Alves; saiba detalhes

Polícia

Subtenente da PM é preso após perseguir adolescente e fazer disparos em Campo Grande

Adolescente teria um relacionamento com o militar, que não aceitava o fim