Pular para o conteúdo
Política

Depois de denúncias, Marun descarta ‘grandes mudanças’ no Ministério do Trabalho

Mesmo diante de supostas fraudes em registros sindicais no Ministério do Trabalho, que culminaram no afastamento do ex-ministro Helton Yomura, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, descartou nesta terça-feira (10) haver grandes mudanças na pasta, agora sob o comando do advogado caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. “É claro que o novo […]
Arquivo -

Mesmo diante de supostas fraudes em registros sindicais no Ministério do Trabalho, que culminaram no afastamento do ex-ministro Helton Yomura, o ministro da Secretaria de Governo, , descartou nesta terça-feira (10) haver grandes mudanças na pasta, agora sob o comando do advogado caio Luiz de Almeida Vieira de Mello.

“É claro que o novo ministro tem liberdade para escolher a nova equipe, mas nós entendemos que o trabalho do PTB à frente do ministério foi positivo. Tem muita coisa boa que tem que ter conctinuidade, mas as coisas ruins tem de ser reavaliadas e modificadas, mas temos certeza que o novo ministro tem as necessárias condições para tanto”, afirmou.

Marun foi citado por jornais como Jornal Folha de S. Paulo, o Globo e o Estado de S. Paulo como suspeito de participar de fraudes no Ministério do Trabalho, assunto da Operação Registro Espúrio, que levou o STF (Supremo Tribunal Federal) a determinar o afastamento de Yomura do cargo na última quinta-feira (5).

O ministro apresentou queixa-crime sobre as acusações  na última segunda-feira (9) e afirmou que as notícias ligando ele a fraudes no ministério lhe causaram danos graves e grande constrangimento. “Fizeram com que eu passasse um constrangimento, minha família está sofrendo. ”, afirmou em pronunciamento no Plácio do Planalto.

Ainda conforme o ministro, ele está sendo “enxovalhado por causa de uma safadeza da imprensa nacional, isso é muito grave”, completou relembrando, na ocasião, a necessidade da aprovação da lei do abuso de autoridade.

Investigação

Segundo a Folha de S. Paulo, a Polícia Federal pediu autorização para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços de Marun e de sua chefe de gabinete, Vivianne de Melo, mas a Procuradoria-Geral da República entendeu que, por ora, não havia provas de que o emedebista integrava a organização criminosa.

No despacho de sexta (29) em que afastou do cargo o ministro do Trabalho, Helton Yomura, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator das investigações da Operação Registro Espúrio, concordou com o posicionamento da PGR, mas destacou trechos que reforçam suspeitas sobre Marun.

Em suas manifestações ao Supremo, a PF e a PGR apontaram que materiais apreendidos anteriormente pela Registro Espúrio, como mensagens de celular, mostram que Marun “se vale de sua força política para solicitar concessões de registros das entidades [sindicais] de seu interesse”.

Há conversas entre a chefe de gabinete de Marun, Vivianne, e Renato Araújo Júnior, ex-coordenador de Registro Sindical do Ministério do Trabalho atualmente preso, que, para os investigadores, evidenciam as demandas do ministro da Secretaria de Governo dentro do Ministério do Trabalho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

Últimas Notícias

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira

Polícia

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Um morador chegou a ser amarrado com enforca gato e agredido