ElPaís

A primeira pesquisa Datafolha divulgada após o atentado ao deputado (PSL-RJ), na última quinta-feira, mostra uma pequena oscilação positiva para o candidato do PSL à presidência da República, de 22% para 24%, dentro da margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos. Quem apresentou maior oscilação positiva foi o ex- de São Paulo Fernando Haddad (PT), que tinha 4% e, agora, aparece com 9%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) saiu de 10% para 13%, e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) foi de 9% para 10%. O pior cenário é o da ex-ministra Marina Silva (Rede), que tinha 16% na última pesquisa e agora aparece com 11%.

Essa é a primeira pesquisa Datafolha que não inclui o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja candidatura foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento divulgado nesta segunda-feira chegou a ser adiado por conta das dúvidas em relação às formalidades decorrentes da decisão do TSE em relação Lula. Boa parte da expectativa em relação a essa pesquisa estava depositada no efeito da comoção causada pelo ataque a faca a Bolsonaro. O deputado não apenas oscilou pouco positivamente como sua rejeição subiu de 39% para 43%.

A pesquisa também mostra uma queda na taxa de indecisos, de 22% para 15%. O segundo pelotão tem o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) com 3%. O restante dos deputados não soma mais de 1% cada.

O resultado da última pesquisa Datafolha (Entre parênteses o índice de cada candidato na pesquisa anterior, aplicada entre os dias 20 e 21/08)

 

Jair Bolsonaro (PSL): 24% (22%)

 

Ciro Gomes (PDT): 13% (10%)

 

Marina Silva (Rede): 11% (16%)

 

Geraldo Alckmin (PSDB): 10% (9%)

 

Fernando Haddad (PT): 9% (4%)

 

Alvaro Dias (Podemos): 3% (4%)

 

João Amoêdo (Novo): 3% (2%)

 

Henrique Meirelles (MDB): 3% (2%)

 

(PSOL): 1% (1%)

 

Cabo Daciolo (Patriota): 1% (1%)

 

Vera (PSTU): 1% (1%)

 

João Goulart Filho (PPL): 0% (1%)

 

Eymael (DC): 0% (0%)

 

Branco/nulos: 15% (22%)

 

Não sabe: 7% (6%)