Os secretários da Sefaz (Secretaria Estadual Fazenda), Guaraci Luiz Fontana, e o titular da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Nogueira Borges, estão de férias segundo publicações do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (8).

Ambos saem para descanso logo após o governador reeleito Reinaldo Azambuja (PSDB) admitir que deve trocar alguns secretários a partir de 2019. Coordenador de campanha, Carlos Alberto Assis é cotado para retornar à administração.

O ex-chefe da Casa Civil Sérgio de Paula, que também atuou na articulação política durante a campanha da reeleição, chegou a afirmar que dependia de Reinaldo para voltar ao primeiro escalão do Governo Estadual. Reinaldo não se manifestou oficialmente.

Segundo as especulações de correligionários, estaria certo que Guaraci deixaria o comando da pasta na próxima gestão. Geraldo Resende (PSDB), deputado federal que não foi reeleito, estaria também interessado em fazer parte do governo do Estado, mesmo com a deputada federal Tereza Cristina (DEM) anunciada como Ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro (PSL), deixando vaga uma cadeira na Câmara Federal, cujo 1º suplente é o deputado.

Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul) também poderia deixar a pasta a pedido de Tereza, que o chamaria para integrar o Ministério. A informação, no entanto, não é nem negada e nem confirmada pela assessoria da deputada.

Fora da Assembleia em 2019, Mara Caseiro (PSDB) também conta com o líder tucano para permanecer na Casa. Nesta semana, a deputada afirmou que conversará com o governador reeleito sobre a possibilidade de um dos eleitos assumir uma secretaria. Como primeira suplente da chapa, ela assumiria uma das cadeiras na Casa.

Substituições

No período de férias, a diretora-executiva Gisele Alves Ferreira Farias substitui André Nogueira, da Agraer, como diretora-presidente e ordenadora de despesas e Cloves Silva, secretário-adjunto da Sefaz, substitui Guaraci até o dia 8 de dezembro.