Com convenção nesta sexta, PDT batalha com PT por apoio do PSB à Presidência
quando esteve em evento do PDT em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com a aproximação do período de convenções partidárias, as decisões para formação de alianças entram na reta final. Entre as disputas mais acaloradas ocorre entre PT e PDT para angariar o apoio do PSB. Segundo o presidente nacional socialista, Carlos Siqueira, uma decisão sai no próximo dia 30.

O PDT tem nesta sexta-feira (20) a convenção nacional do partido que irá oficializar a candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. O evento ocorrerá na sede nacional, em Brasília. O PDT escolheu o primeiro dia definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o início das convenções partidárias. O prazo se encerra em 5 de agosto.

As conversas entre Ciro Gomes, pré-candidato pedetista, e o PSB caminhavam para um acordo, mas no último o dia 12 o governador de Pernambuco e vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, declarou que apoiará a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, mesmo que o PT tenha candidatura própria ao governo do Estado nas eleições 2018.

O assédio ao PSB é motivado pelo tempo de propaganda gratuita que a legenda tem na TV. Sozinho, o PDT tem direito a 4% do tempo de TV e rádio para a campanha presidencial. Se conseguisse se coligar com o PSB, esse tempo subiria para 10%, de acordo com o portal UOL.

Além de buscar o apoio do PSB, Ciro faz essa semana uma ofensiva pelo apoio do PCdoB. Aliado do PT em todas as eleições presidenciais desde 1989, o partido se aproximou do ex-ministro e já admite a possibilidade de retirar a deputada estadual gaúcha Manuela D'Ávila da disputa.

O PDT também negocia com o “centrão”, bloco formado por DEM, PP, SD, PHS, PRB e PSC. Os pedetistas não sinalizam quem pode assumir a vaga de vice na chapa.

Caso ele consiga fechar alianças com esses partidos, ele teria direito a 28% do tempo e, assim, passaria Geraldo Alckmin, cujo tempo de TV já é estimado em 25% do total, com os apoios já sinalizados do PSD, PTB, PPS e PV.