Pular para o conteúdo
Política

Candidatos a governador, senador e deputado estadual abrem horário político

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o país nesta sexta-feira (31). Nesta data, serão apresentados programas dos que concorrem ao Governo do Estado, Senado e a deputado estadual. Assim como nas segundas-feiras e quartas. A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o […]
Arquivo -

Candidatos a governador, senador e deputado estadual abrem horário político

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o país nesta sexta-feira (31). Nesta data, serão apresentados programas dos que concorrem ao Governo do Estado, Senado e a . Assim como nas segundas-feiras e quartas.

A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o cargo em disputa. Durante o primeiro turno, o conteúdo político será veiculado até 4 de outubro, três dias antes de os eleitores comparecerem às urnas.

Durante a semana, os que concorrem aos cargos de governadores dividirão 18 minutos de campanha no rádio e na TV. Tempo igual ao destinado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado aparecerão em dois blocos de 7 minutos cada.

Juntos, os programas dos candidatos à Presidência da República ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição. Mesmo tempo destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal.

As propagandas vão ao ar, no horário de Mato Grosso do Sul, às 6h (MS) e 11h no rádio. E 11h e 19h30 pela televisão.

Segundas, quartas e sextas-feiras: propagandas dos candidatos a senador (7 minutos diários), deputado estadual ou distrital (9 minutos diários) e governador (9 minutos diários).

Terças, quintas e sábados: propagandas dos candidatos a presidente (12 minutos e 30 segundos) e a deputado federal (12 minutos e 30 segundos).

Além disso, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários serão reservados para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do partido político ou coligação, das 5h à meia-noite.

Além da aparição em bloco, os candidatos também fazem jus a divulgar propagandas de 30 segundos ao longo da programação das emissoras de rádio e TV. A quantidade de inserções das peças publicitárias eleitorais obedece ao mesmo critério de divisão do horário eleitoral, ou seja, a representatividade da coligação na Câmara.

Neste primeiro turno, serão 35 dias de propaganda – dez a menos que antes da aprovação da Reforma Eleitoral de 2015.

Em casos em que haja segundo turno, a veiculação será retomada no dia 12 de outubro, ou seja, na primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes dos eleitores voltarem às urnas.

Em MS

A aparição dos candidatos em Mato Grosso do Sul se dará da seguinte forma: Ao Governo, em primeiro, a coligação Avançar com Responsabilidade, do ; 2º Esperança e Mudança, do PDT; 3º ; 4º O Nosso Movimento é Por Mudança, do PV; 5º PT e 6º Coligação Amor, Trabalho e Fé, do MDB.

Ao Senado, terão 5’58” os candidatos da Coligação do PSDB, com 418 inserções ao todo; 3’16” os do MDB, com 229 inserções; 2’07” do PT, com 149 inserções; 1’28” do PDT, com 103; 45” do PV, com 53 e 22” com 26 inserções.

Na ordenação geral para deputados, já que todos os partidos têm o direito de ter propaganda na TV, ficaram o Psol; 2º O Nosso Movimento é Por Mudança (Rede, PV e PC do B); 3º PSC; 4º Coligação Amor, Trabalho e Fé (MDB, PR, DC, PRTB, PHS e PRP); 5º PSL, 6º PTC, 7º PMB, 8º PT; 9º Avançar com Responsabilidade (PSDB, PTB, PP, PPS, DEM, PMN, PSB, Patri, PSD, SD, Pros); 10º PPL; 11º Esperança e Mudança (PRB, PDT, Pode).

*Com Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulheres não conseguem vagas em curso do Mais Social e protestam no Tiradentes

RJ: Policial sobe em prateleiras para conter homem que estava no teto de supermercado

Autor de MS explora a Amazônia em busca de lenda folclórica e cria romance inspirado na jornada

Pedestre é atropelado por PM quando tentava comprar caixa de morango em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Trump contraria Netanyahu, critica fome em Gaza e diz que Israel tem responsabilidade na crise

Últimas Notícias

Brasil

Ciclone extratropical deixa mais de 340 mil endereços sem luz no RS

Rajadas de ventos ultrapassaram 100km/h

Sem Categoria

MP investiga superfaturamento de 500% em compra de lâmpadas LED na prefeitura de Miranda

Prefeito Fábio Florença (PSDB) disse que denúncia tem cunho eleitoral

Cotidiano

VÍDEO: Cliente faz denúncia sobre carne estragada em supermercado de Campo Grande

O cliente registrou denúncia na Vigilância Sanitária

Brasil

Lula sanciona Programa Acredita Exportação para desonerar e ampliar pequenos negócios

Medida entra em vigo 1° de agosto e deve valer até 2027