Pelo Twitter, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quarta-feira (31) que o astronauta será Ministro da Ciência e Tecnologia.

“Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!”, informou. Bolsonaro já havia confirmado três ministros: Paulo Guedes, para o novo Ministério da Economia; Onyx Lorenzoni, para o Ministério da Casa Civil; e General Augusto Heleno, para o Ministério da Defesa.

Marcos Cesar Pontes, nascido em 1963, é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Desde 2011, atua como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial.