A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul passará por modernização no sistema de registro de presença e votação. A partir da terça-feira (19), os parlamentares poderão votar e acompanhar os registros via painéis eletrônicos instalados no Plenário Deputado Júlio Maia, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara e no saguão da Casa.
Cada parlamentar terá um controle de votação, acessado por biometria, via registro da impressão digital ou por senha. Nele, será possível votar favorável, contrário ou se abster de opinar sobre um projeto de lei.

A votação será registrada em tempo real no painel para que a população possa ver o voto. Atualmente, as votações já são feitas de forma nominal, mas oralmente. Os registros são feitos à mão pela Mesa Diretora.
Quanto à presença, assim que abrir a sessão, ficarão registrados os parlamentares que acessaram o sistema via biometria e estão na Casa. O sistema também cortará automaticamente o microfone quando o tempo determinado em Regimento Interno estiver finalizado.
Também será possível transmitir vídeos e apresentações durante pronunciamentos e audiências públicas, que antes eram projetados na parede do plenário, facilitando a visualização.
A empresa Visual, que alugará os equipamentos e fará a manutenção necessária e que foi contratada por pregão presencial a R$ 22,9 mil mensais por um período de 12 meses, é a responsável pelo mesmo programa usado no Senado Federal e outras Assembleias Legislativas como em Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.