Grupo fez manifestação na Assembleia

Eram 436 vagas abertas na Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), todas já preenchidas pelo governo estadual, mas pelo menos outros 700 candidatos aprovados no concurso querem ser chamados, e nesta quarta-feira (18) cobraram apoio dos deputados estaduais.

Durante a sessão de hoje na Assembleia, os deputados Paulo Siufi (MDB) e João Grandão (PT), deram a palavra a um dos representantes do grupo que se apresenta como ‘remanescentes da Agepen’.

Eles alegam que diante do déficit de agentes para atuar no sistema prisional de Mato Grosso do Sul, o governo teria que, ao menos, chama-los para ingressarem no curso de formação de agentes, o que já os tornaria aptos para nomeação.

De acordo com Diego Ferreira Aranda, que usou a tribuna para falar em nome do grupo, são cerca de 700 pessoas que querem fazer o curso de formação de agente penitenciário. Eles também cobram a prorrogação da validade do concurso por mais dois anos.

O deputado Paulo Siufi revelou que já se reuniu com representante da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), e que pasta teria interesse em chamá-los.

O ex-titular da Sejusp, deputado Barbosinha (DEM), explicou que o governo não possui condições financeiras de nomear mais agentes neste momento, mas prometeu apresentar um requerimento, em nome da Assembleia, para garantir um encontro do grupo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).