Pular para o conteúdo
Política

Após ser preso na Vostok, Polaco descarta delação premiada em depoimento

Preso desde a segunda-feira (17) na Polícia Federal em Brasília no âmbito da Operação Vostok, José Ricardo Guitti Guimaro, o Polaco, foi liberado na manhã da sexta-feira passada ao fim do prazo da prisão temporária. Advogado de Polaco, José Roberto Rosa disse nesta segunda (24) que no momento o cliente descarta acordo de delação premiada. […]
Arquivo -

Após ser preso na Vostok, Polaco descarta delação premiada em depoimentoPreso desde a segunda-feira (17) na Polícia Federal em Brasília no âmbito da , José Ricardo Guitti Guimaro, o Polaco, foi liberado na manhã da sexta-feira passada ao fim do prazo da prisão temporária. Advogado de Polaco, José Roberto Rosa disse nesta segunda (24) que no momento o cliente descarta acordo de .

Na época em que o escândalo envolvendo concessão de benefícios fiscais em troca de propina em Mato Grosso do Sul veio à tona, em julho do ano passado, Polaco era apontado como um dos “operadores” do esquema que envolvia o alto escalão do atual Governo. Polaco trabalhava como corretor de gado e teria emitido notas frias.

Quando foi alvo de um dos 14 mandados de prisão da Operação Vostok no dia 12 de setembro, Polaco foi o único a não ser detido. Morando no interior do Pará, ele não foi localizado. Polaco só se apresentou à PF em Brasília na segunda-feira passada.

O advogado Roberto Rosa explica que o cliente prestou depoimento e negou que se mudou de Mato Grosso do Sul por se sentir ameaçado de morte. Ele teria deixado o Estado por proposta melhor de emprego.

A Polícia Federal descobriu existência de suposto plano para matar Polaco. O caso chegou a parar na polícia depois do registro de um boletim de ocorrência.

Ainda conforme o advogado, Polaco negou ter emitido notas frias e não citou envolvimento de qualquer integrante do Governo, diferente do que afirmou na época em que o escândalo de concessão de benefícios fiscais veio à tona.

“Atualmente meu cliente descarta a delação premiada porque para ele nesse momento não é viável. Mas ele disse ao delegado durante o depoimento que poderia pensar no assunto”, completa Rosa.

Sobre existência de acordo que tivesse feito o cliente mudar a versão, o advogado diz que não participou de nenhuma tratativa nesse sentido.

Polaco, segundo o advogado, não pretende mais voltar a Mato Grosso do Sul e deve acompanhar o desenrolar do processo no Pará, onde está com a família.

Operação

De acordo com a PF, a Operação Vostok tem o objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Poder Executivo Estadual.

A Polícia divulgou que aproximadamente 220 policiais federais cumpriram 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, em Campo Grande, Aquidauana, , , Guia Lopes de Laguna e em Trairão, no Pará.

Além destes, também foram cumpridos outros três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Mato Grosso do Sul, pedidos pelo MP-MS (Ministério Público Estadual), de ações, que segundo a PF, têm o mesmo objeto ligado aos fatos investigados em âmbito federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Novo Pac destinará R$ 87 milhões para a saúde em Mato Grosso do Sul

Fã de Ozzy Osbourne deu nome do cantor a filho nascido em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque

Polícia

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

A nota publicada pela empresa ainda reclama da abordagem policial

Polícia

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

O filho relatou que o pai teria batido a cabeça no chão com a queda

Cotidiano

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Assinatura do Termo de Execução com a UFGD aconteceu durante o Seminário Nacional nesta quarta