Pular para o conteúdo
Política

Após ser citado em escândalo, Marun protocola queixa-crime na PF e PGR

Ministro Marun propôs abertura de inquérito policial
Arquivo -

Após ser citado em escândalo, Marun protocola queixa-crime na PF e PGRDepois de criticar suposto vazamento de informações sobre investigação da Polícia Federal na Operação Registro Espúrio, o ministro da Secretaria de Governo, (MDB), afirmou nesta segunda-feira (9) que protocolou tanto na PF quando na PGR (Procuradoria-Geral de Justila) queixa-crime. O ministro pediu que inquérito policial seja aberto para apurar a situação.

Em entrevista no Palácio do Planalto nesta tarde, Marun afirmou que espera que o assunto seja elucidado. Na semana passada, a informação de que Marun era alvo da PF na investigação sobre fraudes no Ministério do Trabalho foi publicada por vários jornais.

“Não me conformo com essa afirmação de que é impossível se descobrir quem vaza, vazamentos são crimes e são crimes mais graves quando praticados no âmbito da PF, PGR ou do STF. Espero que isso esteja elucidado”, afirmou Marun.

O ministro também falou sobre a escolha do advogado Caio Vieira para assumir o Ministério do Trabalho, após a saída de Helton Youra (PTB). Segundo Marun, a indicação foi pessoal do presidente Michel Temer (MDB) e não tem relação com negociações políticas.

Questionado sobre a falta de espaço do PTB, partido que historicamente comando o Ministério do Trabalho, o ministro afirmou que a sigla deixa um legado no Governo, principalmente com relação à reforma trabalhista, “mas nesse momento o novo ministro tem liberdade de escolher sua equipe”.

Investigação

Segundo a Folha de S. Paulo, a Polícia Federal pediu autorização para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços de Marun e de sua chefe de gabinete, Vivianne de Melo, mas a Procuradoria-Geral da República entendeu que, por ora, não havia provas de que o emedebista integrava a organização criminosa.

No despacho de sexta (29) em que afastou do cargo o ministro do Trabalho, Helton Yomura, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator das investigações da Operação Registro Espúrio, concordou com o posicionamento da PGR, mas destacou trechos que reforçam suspeitas sobre Marun.

Em suas manifestações ao Supremo, a PF e a PGR apontaram que materiais apreendidos anteriormente pela Registro Espúrio, como mensagens de celular, mostram que Marun “se vale de sua força política para solicitar concessões de registros das entidades [sindicais] de seu interesse”.

Há conversas entre a chefe de gabinete de Marun, Vivianne, e Renato Araújo Júnior, ex-coordenador de Registro Sindical do Ministério do Trabalho atualmente preso, que, para os investigadores, evidenciam as demandas do ministro da Secretaria de Governo dentro do Ministério do Trabalho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grávida perde bebê ao ser arremessada em acidente entre carro e motocicleta em MS

Relatado por Tereza Cristina, Senado aprova projeto de Licenciamento Ambiental

Bioparque celebra Dia Internacional da Biodiversidade com ação voltada à educação e conservação ambiental

Odontólogo

De odontólogo a psicólogo, Sesau convoca aprovados em processo seletivo da saúde

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Lotadas, UPAs de Campo Grande atendem média de 300 pacientes por dia

Últimas Notícias

Polícia

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa tem prazo prorrogado por mais 90 dias

Grupo já instaurou mais de 3 mil inquéritos

Polícia

Operação Caminhos Seguros: Mecânico é preso por estupro de vulnerável em Amambai

Três pessoas foram presas na quarta-feira nesta ação

Cotidiano

Doação de equipamento dos EUA amplia pesquisa de bioacústica no Pantanal de MS

A ferramenta tecnológica permite registrar sons de animais de difícil visualização na Serra do Amolar

Mundo

Com oposição rachada, Venezuela realiza eleição legislativa e regional

É o primeiro pleito desde a eleição presidencial de julho de 2024