Pular para o conteúdo
Política

Após deixar o PT e ter mandato cassado, Delcídio do Amaral se filia ao PTC

Ex-parlamentar está inelegível por 8 anos
Arquivo -

O ex-senador se filiou ao PTC, de acordo com a relação de filiados dos partidos políticos na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. O ex-petista estava sem partido desde que deixou a sigla e teve o mandato no Senado cassado por quebra de decoro parlamentar, em maio de 2016.

Delcídio, cujo mandato terminaria no fim deste ano, está inelegível por oito anos por ter sido afastado do seu cargo no Congresso Nacional. Entretanto, ele ainda espera reverter esta situação e participar das eleições de outubro. Para tanto, conta em ter a mesma sorte que o também ex-senador Demóstenes Torres (PTB-GO).

Demóstenes teve o mandato cassado em 2012 por quebra de decoro parlamentar e ficaria inelegível até 2027 (oito anos após o fim da legislatura para o qual foi eleito). No entanto, a segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no dia 17 de abril que o goiano poderá se candidatar ao Senado no pleito deste ano.

A reportagem entrou em contato com Delcídio do Amaral, que atendeu a ligação, mas disse estar em reunião com advogados e não poderia falar no momento. Também tentamos contato com dirigentes regionais do PTC para obter informações sobre o plano político do novo filiado, mas as ligações não foram atendidas.

Perda do mandato

Filiado ao Partido Trabalhista Cristão desde 5 de abril, Delcídio foi preso pela Polícia Federal, em novembro de 2015, por tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato ao oferecer R$ 50 mil mensais à família de Nestor Cerveró para tentar convencer o ex-diretor da Petrobras a não fechar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

O ex-senador se tornou o primeiro a ser preso durante o exercício do mandato. Ele foi solto em fevereiro após fechar um acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República. Ele ficou 87 dias na cadeia. Quem assumiu a vaga de Delcídio no Senado, após sua cassação foi o seu suplente, empresário Pedro Chaves (PRB-MS).

(Foto: Agência )

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)