Pular para o conteúdo
Política

Após ação, Justiça proíbe comissionados em funções exclusivas de concursados

Pedido partiu do MP-MS
Arquivo -

Pedido partiu do MP-MS

A Justiça atendeu ao pedido do promotor Marcos Alex Vera e determinou que o Município de Campo Grande se abstenha de colocar servidores comissionados em atividades exclusivas de efetivos, como, segundo ação ingressa no final de fevereiro, ocorre com agentes fiscais de obras e meio ambiente, função que deve ser ocupada por funcionários públicos aprovados em concurso e lotados na Semadur.

O juiz Marcel Henry Batista também decidiu pelo afastamento de comissionados que estejam como fiscais de obras dentro do prazo de 30dias, sob risco de multa diária de R$ 1 mil para cada caso que não for sanado. Após o prazo, na hipótese de descumprimento, os autos deverão ser conclusos para reavaliação da sanção imposta.

Segundo o magistrado, a multa, caso exista, deve ser paga pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), “por ser deste a responsabilidade direta pela contratação efetivada de forma inconstitucional, devendo sobre ele recaírem as consequências do ato ilícito e por ser ele também o responsável direto e imediato pelo cumprimento ou descumprimento da determinação judicial liminar dos autos”.Após ação, Justiça proíbe comissionados em funções exclusivas de concursados

Ele justifica, ainda, que os munícipes não podem ser prejudicados por ato que diz respeito somente à Prefeitura. A ação do MP-MS (Ministério Público Estadual) aponta comissionados foram ouvidos e confirmaram que atualmente desempenham papel de fiscais de Obras.

O promotor expôs que, por outro lado, há diversos candidatos aprovados para o exercício específico de cargos de agente fiscal, conforme consta no diário oficial do Município de 30 de junho de 2016. Por isso, o juiz alegou que a decisão não atrapalha o andamento do Município.

A inicial destaca também a presença de servidores lotados na Sisep (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) que mantêm vínculo com a Administração Pública na condição de comissionados, não de contratados temporários, e como tal deveriam exercer função de direção, chefia e assessoramento, e não atividade-fim de atribuição do cargo de fiscal de obras.

Defesa

Antes da determinação, a Prefeitura se manifestou nos autos alegando que os servidores comissionados que atuam na Sisep não exercem função típica de agente fiscal de obras, cargo de provimento efetivo vinculado à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Argumentou que os servidores comissionados exercem a função de chefia e assessoramento e, como tem curso de formação superior como engenheiros ou arquitetos, realizam medições e apresentam relatórios de obras públicas, não exercendo a função de fiscalização ou o poder de polícia próprio dos agentes fiscais. Segundo o Município, tais contratações se deram em estrita observância ao art. 37, incisos II e V, da Constituição Federal.

Portanto, “os servidores comissionados exercem suas funções de chefia/assessoramento regularmente, prestando efetivos serviços à Administração, pelo que inexistente qualquer dano ao erário”. (Editado às 10h03 para correção de informação)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Corte Superior vai avaliar se réu por fraudes em Sidrolândia poderá se livrar da tornozeleira

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas

Transparência

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

Repasses aos municípios são para ampliar o acesso ao diagnóstico da gravidez