(Com Mylena Rocha)

O pecuarista Romilton Rodrigues de Oliveira, apontado como ‘laranja’ do empresário do ramo de tecnologia João Roberto Baird, se apresentou por volta das 11h30 desta quarta-feira (28) à Polícia Federal.

Romilton estava acompanhado do advogado e mais duas pessoas. Ao chegar, não falou com a imprensa. O advogado, que não se identificou, chegou a negar que o cliente fosse o pecuarista.

Todos entraram andando às pressas pela portaria.

Romilton foi o único não encontrado pela força-tarefa durante a operação, nesta terça. Parentes disseram à reportagem que ele estava em uma propriedade rural em Costa Rica, distante 327 quilômetros de Campo Grande.

O pecuarista era funcionário da ex-esposa de Baird e acabou tornando-se um dos seus principais laranjas após o início da Operação Lama Asfáltica, em 2015. De lá para cá, Baird tenta, segundo a PF, esquivar-se do esquema de recebimento e lavagem de propina para o ex-governador André Puccinelli.

Computadores de Lama

Foram cumpridos 29 mandados, sendo quatro de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias dos investigados e empresas investigadas.

As cidades alvo da operação são Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos. Ao todo, 100 policiais federais, 17 servidores da CGU e 33 servidores da Receita Federal participam da operação.

Em todas as fases da operação Lama Asfáltica, 57 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-governador do Estado André Puccinelli, que está preso desde julho deste ano em uma das fases deflagradas pela Polícia Federal.

Confira neste link os detalhes de todas as fases da operação e os presos.