Pular para o conteúdo
Política

Apenas PDT, Rede e PT incluem proteção ao patrimônio histórico no plano de governo

Apenas três dos treze partidos na corrida presidencial no país, incluem em seus programas de governo medidas para proteção do patrimônio histórico e cultural arquivados em museus, bibliotecas e locais tombados. O tema foi abordado após a tragédia ocorrida no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no domingo (2). A mais […]
Arquivo -
Apenas PDT, Rede e PT incluem proteção ao patrimônio histórico no plano de governo
Nacional (Foto: UFRJ)

Apenas três dos treze partidos na corrida presidencial no país, incluem em seus programas de governo medidas para proteção do patrimônio histórico e cultural arquivados em museus, bibliotecas e locais tombados.

O tema foi abordado após a tragédia ocorrida no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no , no domingo (2). A mais antiga instituição científica brasileira, foi assolado por um incêndio de grandes proporções.

O Rede, representado pela Marina Silva, PDT, do Ciro Gomes e PT foram os únicos a registrarem metas de incentivos a museus e bibliotecas, bem como a democratização de acesso aos acervos históricos existentes nestes ambientes.

O plano de governo do Partido dos Trabalhadores, registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apresenta formas de impulsionamento às atividades do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

“Essas duas instituições dotadas das condições para que conduzam iniciativas amplas e diversificadas de proteção e promoção do patrimônio cultural e de fortalecimento da política nacional de museus”, apontou o texto.

Já o Rede, de Marina Silva, promete garantia à memória, costumes, histórias e tradições brasileiras. “Nos comprometemos a oferecer condições de funcionamento a museus, arquivos e bibliotecas; valorizar os registros escritos, sonoros e visuais de tradições orais e da produção contemporânea; e realizar tombamentos, a preservação e revitalização ambiental”, diz o plano de governo.

O partido de Cirgo Gomes, PDT, prevê medidas de incentivo às políticas culturais, como a preservação e ampliação do patrimônio artístico-cultural brasileiro, sendo ele um dos pilares da possível gestão.

Os demais partidos à presidência não apontam especificamente medidas voltadas aos museus e acervos históricos e culturais do país, contudo, fazem uma abordagem genérica quanto às políticas de fomento à cultura.

O PSDB de Geraldo Alckmin, reconhece o valor cultural do país como parte da política de desenvolvimento. Já o PSOL, de Guilherme Boulos, pretende democratizar o acesso à cultura. O Podemos e o Novo, de Álvaro Dias e João Amoedo, querem instituir novas políticas de investimento e financiamento à cultura. José Eymael, do DC e João Goulart Filho do PPL preveem a promoção de parcerias a fim de incentivar a produção culturas e induzir o setor cultural como prioridade pública.

Não apresentaram propostas voltadas à cultura em seus planos de governo os candidatos Jair Bolsonaro (PSL), Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Em palestra, alunos aprendem sobre riscos de vape, narguile e outras drogas em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

bombeiros

Último dia: Corpo de Bombeiros oferta 20 vagas com salários de até R$ 13 mil em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Polícia

Rapaz é esfaqueado três vezes por ex-namorado de jovem em Campo Grande

Autor foi para casa onde trocou de roupa para fugir

MidiaMAIS

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Cantor saboreou as carnes de jacaré e avestruz, logo após encerrar o show que reuniu mais de 50 mil pessoas, em Campo Grande

Cotidiano

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

O clima vai virar na quinta-feira, com previsão de chuva e queda brusca de temperatura no estado