Acordo entre Brasil e Paraguai para construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em , está prestes a sair do papel. A assinatura do acordo histórico será na tarde desta sexta-feira (21), em Foz do Iguaçu, Paraná, e Mato Grosso do Sul será representado pela vice-governadora e deputada federal eleita Rose Modesto (PSDB).

A ponte permitirá a integração rodoviária até o Chile e é comemorada por produtores que terão que percorrer 8 quilômetros a menos nas exportações para a Ásia. Além da ponte em Porto Murtinho, outra será construída sobre o rio Paraná, em Foz do Iguaçu, e ambas, orçadas em R$ 1 bilhão, serão custeadas pela Binacional.

“Tirar esse projeto da ponte do papel irá finalmente permitir a integração brasileira por um corredor rodoviário não somente com o Paraguai, mas passando pela Argentina e até Antofagasta, no Chile. Logisticamente, nossos produtos terão de percorrer oito mil quilômetros a menos nas exportações para a Ásia, o que nos dará enorme ganho de competitividade”, comemora.

As obras devem durar ao menos 3 anos. Rose foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.