Ministro Fux acompanha o relator do processo

O ministro Luiz Fux foi o sexto integrante do STF (Supremo Tribunal Federal) a votar em julgamento de habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fux foi contra a concessão do benefício, dessa forma, o placar do julgamento ficou em 5 a 1 contra o ex-presidente.AGORA: Luiz Fux vota contra HC de Lula no STF; placar é de 5 a 1

O ministro Fux acompanha o relator do processo, Edson Fachin, assim como os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Até o momento. penas o ministro Gilmar Mendes, que antecipou seu voto, se colocou a favor do pedido.

Anteriormente, votaram os ministros Edson Fachin (contra), Gilmar Mendes (a favor), Alexandre de Moraes (contra), Rosa Weber (contra) Luís Roberto Barroso (contra) à concessão de habeas corpus a Lula.

Fachin é o relator do caso no STF. Se o habeas corpus não for concedido, Lula pode ser preso porque foi condenado em 2ª instância em processo que apurou envolvimento do ex-presidente em compra de tríplex no Guarujá (SP).