Ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Marun (MDB) disse nesta sexta-feira (26) em visita ao Dnit-MS (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso do Sul) que está em Campo Grande também tratando de possível ampliação do Aeroporto Internacional. Os recursos seriam de cerca de R$ 50 milhões em investimentos, que fazem parte do programa Chave de Ouro, do Governo Federal.

“É uma obra par ampliar o setor de embarque do Aeroporto, que é um dos maiores problemas do local hoje em dia, já que não comporta a todos. Na semana que vem tem outra reunião com o Aeroporto e governo para avançar nessa tratativa”, adiantou.

O programa também prevê a ampliação de mais outros dois aeroportos, o de Uberaba e Navegantes. “Em 15 dias espero definir os detalhes e, se der tudo certo, as obras devem ter início ainda neste ano”. Estiveram presentes na reunião com Marun a senadora Simone Tebet (MDB), Pedro Chaves (PRB) e o senador eleito Nelsinho Trad (PTB).

Chave de Ouro

O programa Chave de Ouro foi anunciado nesta semana com o remanejamento de R$ 1 bilhão do governo federal para tentar concluir uma série de obras e projetos até o final do ano, quando se encerra o mandato do presidente Michel Temer.

O próprio ministro Marun apresentou a lista com 20 obras e projetos durante entrevista no Palácio do Planalto, após reunião com Temer.

A relação de obras e projetos apresentada pelo governo traz duas novas pontes entre o Brasil e o Paraguai, uma no Paraná (Foz do Iguaçu-Presidente Franco) e outra no Mato Grosso do Sul (Porto Murtinho-Carmelo Peralta).

A ponte no Mato Grosso do Sul está prevista assinatura de um acordo entre Brasil e Paraguai para avançar no projeto da obra, que permitirá estimativa de custo e de tempo para conclusão do empreendimento.

Os ministros ainda informaram que as duas pontes deverão ser financiadas pela hidrelétrica de Itaipu. “A parte brasileira de Itaipu, chamada de margem esquerda, bancará integralmente a ponte de Foz do Iguaçu. A parte paraguaia, a margem direita, bancará integralmente a ponte Porto Murtinho-Carmelo Peralta, faz parte de uma rota bioceânica que pretende unir o Atlântico ao Pacifico”, explicou Marun. A outra obra, do pacote de 20, prevista para ser entregue no Estado é o Anel Viário de Campo Grande.