Pedido visa desafogar UPAs

O vereador (PSDB) usou a palavra livre nesta terça-feira (16) na Câmara de para pedir que a Prefeitura realize um terceiro turno em postos de saúde para que os trabalhadores possam se consultar. Outros parlamentares aproveitaram a discussão para comentar boatos de que três postos da Capital seriam fechados.Vereadores pedem terceiro turno em postos e comentam fechamento de unidades

O parlamentar apontou que a população dificilmente falta ao trabalho para realizar consultas de rotina, impedindo um acompanhamento médico adequado e, por vezes, lotando as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento Médico) no período noturno.

“Fiquei sabendo que três postos serão fechados, no Nova Bahia, Coophavila II e Aero Rancho. Já falta assistência a população. Pedimos ao prefeito que reveja essa situação”, lamentou a vereadora Dharleng Campos (PP).

(PMDB) disse que atende mulheres grávidas que foram a somente duas consultas no pré-natal. “Nós vamos perguntar, eu no caso quando vou fazer os partos, e elas dizem que não têm tempo e não há disponibilidade de médicos na rede pública para marcar este pré-natal”.

Enfermeira Cida (PTN) afirmou que o terceiro turno é um pedido seu desde a campanha. “Trabalho há 30 anos na saúde da Capital e sei o quanto ela é deficiente. Por um lado, sabemos das dificuldades da Prefeitura em implantar este atendimento a noite, mas por outro precisamos ficar do lado da população para que isso aconteça”, defendeu.