Pular para o conteúdo
Política

Vereador preso comandava esquema de agiotagem, segundo a Polícia Federal

Ele foi o vereador mais votado em Ladário
Arquivo -

Ele foi o vereador mais votado em Ladário

 

A Polícia Federal de , distante 444 quilômetros de , concluiu após investigações da Operação Anatocismus, que o vereador Eurípedes Zaurizio (PTB), preso na manhã desta terça-feira (24), comandava esquema de que explorava pessoas de baixa renda, muitos deles beneficiários do Programa Bolsa Família. Ele foi o vereador mais votado em Ladário, distante 435 quilômetros de Campo Grande, nas últimas eleições.

Para o jornal Diário Online o delegado explicou que o vereador é indiciado por agiotagem e retenção de documentos pessoais em continuidade delitiva, já que ficou comprovada a prática de corrupção eleitoral ativa, que seria a compra de votos, e a falsidade ideológica eleitoral, conhecida como caixa 2.

“Embora não consistisse fraude ao Bolsa Família, porque o próprio beneficiário colocava à disposição o valor, ele desvirtuava as finalidades do programa. Certamente gerou maior endividamento dessas famílias”, explica Ricardo.

Segundo a Polícia Federal, os empréstimos e retenção de documentos foram confirmados após análises nos celulares apreendidos. O coordenador da Anatocismus explicou que Eurípedes seria o responsável por realizar os empréstimos e fazer o contato com os interessados. Um homem  apontado como comparsa de Eurípedes, que também foi preso preventivamente, seria o responsável por guardar os cartões retidos como garantia de pagamento. Ele efetuava os saques da conta dos devedores.

“Vimos que os beneficiários dos programas não eram as pessoas que efetuavam os saques. Se tratava de uma mesma pessoa, na Caixa Econômica, identificado como o comparsa do vereador”, informou o delegado Ricardo Gonçalves. “Em alguns casos retinha 100% do benefício até completar o valor da dívida, com juros de 30% ao mês”, complementou.

As investigações duraram três meses e apontaram também omissões e lançamentos de informações falsas na prestação de contas do então candidato à Câmara Municipal de Ladário. “Um exemplo é o fato de cabos eleitorais, que teriam prestado serviço de natureza voluntária, mas na realidade confirmaram o pagamento de recursos. Pode ser que tenha se valido disso, apesar dele prestar a informação que o serviço era não remunerado, a pessoa recebeu o valor. Pode ser aí a venda do voto. Uma modalidade que é possível ter ocorrido”, explicou o chefe da operação.

As prisões preventivas do vereador Eurípedes e do homem identificado pela Polícia Federal como seu comparsa foram solicitadas e decretadas pela Justiça pela “reiteração da prática de agiotagem e, no curso das investigações, percebemos que estavam manipulando e tentando intimidar testemunhas”

Anatocismus

Iniciada logo após a eleição do ano passado, com o foco de reprimir crimes durante eleições, a primeira fase da Anatocismus encontrou  listas com nomes de diversas pessoas que, supostamente seriam beneficiários e também contas de luz e água em nome de terceiros, que podem ter sido alguma maneira, dele controlar essas pessoas. A lista foi encontrada na casa do vereador.

Candidato pelo PTB, Eurípedes foi eleito vereador em Ladário com 365 votos na eleição de 2 de outubro de 2016. Foi o mais votado para a Câmara de Vereadores.

A Câmara ladarense está em recesso e os parlamentares iniciam o ano legislativo no dia 1º de fevereiro.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime