Equipamento também foi instalado em gabinetes de ministros

O Palácio do Planalto instalou no gabinete do presidente Michel Temer (PMDB) um aparelho conhecido como “misturador de voz”, que serve para “embaralhar” o conteúdo de conversas gravadas por celular ou outros dispositivos eletrônicos.

A informação é do repórter Gerson Camarotti, para sua coluna no G1. Segundo Camarotti, outros aparelhos iguais foram instalados nos gabinetes dos ministros de Temer.

O equipamento funciona da seguinte forma: o aparelho emite um frequência sonora que danifica as vozes gravadas na conversa. Quem tenta ouvir a gravação percebe somente um chiado e não consegue entender o que foi dito.

Ainda segundo Camarotti, um deputado que usa aparelho auditivo foi recentemente recebido por Temer em seu gabinete, e reclamou muito de um ruído sonoro. Acontece que o “misturador de voz” também provoca interferências em aparelhos para a audição.  Temer instala aparelho que 'embaralha' gravadores de voz em gabinete

A decisão de instalar o equipamento ocorre após o presidente ter sido gravado em conversas com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência da República.

Atualmente, quem entra no gabinete presidencial é obrigado a deixar o celular do lado de fora, para evitar qualquer tipo de gravação. Mas diante dos últimos episódios, a segurança foi reforçada.