Pular para o conteúdo
Política

Temer escolhe aliado de Cunha para líder do governo no Congresso

Acusado de envolvimento no esquema da Petrobras
Arquivo -

Acusado de envolvimento no esquema da Petrobras

O presidente bateu o martelo neste sábado pela nomeação do deputado André Moura (PSC-SE), um dos principais aliados do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, como novo líder do governo no Congresso.

O presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), foi convencido a deixar a liderança do governo no Congresso para dar o espaço a Moura e passará a ser líder do governo no Senado. A decisão foi tomada após reunião, hoje, entre Temer, Jucá, Moura e o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, no Palácio do Planalto. O anúncio pode ser feito ainda hoje.

A composição foi pensada para amarrar o máximo possível de apoio de deputados e senadores no Congresso como forma de facilitar a aprovação da reforma da Previdência no calendário desejado pelo governo, até a metade deste ano. Quando André Moura perdeu o cargo de líder do governo na Câmara, na semana passada, o grupo político do qual faz parte, o centrão, chegou a ensaiar uma rebelião e sinalizar com uma postura de independência em relação ao governo. A nomeação de Moura como líder do governo no Congresso deve ajudar a reverter este quadro.

Além de se tornar líder do governo no Senado, Jucá assumirá o posto de primeiro vice-líder do governo no Congresso. Desta forma, poderá continuar trabalhando em questões relativas à tramitação de Medidas Provisórias (Mps) e Orçamento.

Ontem, depois de avisar ao presidente que não pretendia mudar de posição no Senado, Jucá acabou cedendo a vaga para que o Palácio do Planalto faça a acomodação dos aliados com o objetivo de melhorar a sintonia para aprovar as reformas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza