Presidente passou fim de semana consultando colegas sobre decisão

A colunista da Folha, Vera Magalhães, relatou nesta segunda-feira (6) que o presidente (PMDB) irá anunciar o nome do ministro de Justiça, , para ocupar a vaga deixada no STF (Supremo Tribunal Federal) após a morte do ministro .

O nome de Moraes vem ganhando força entre os candidatos de Temer nos últimos dias. Ainda segundo a Folha, Temer passou o fim de semana recebendo e telefonando para colegas e parlamentares para falar sobre a escolha do ministro de Justiça.

No domingo (5), Temer recebeu o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, para consultá-los a respeito da nomeação de Moraes.

Por telefone, o presidente ainda conversou com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB) e com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB). A todos falou do nome do ministro da Justiça para ocupar o STF.

Segundo a colunista da Folha, Temer ainda teria ligado neste domingo aos demais candidatos ao posto no STF para comunicá-los de sua escolha. 

O presidente já havia anunciado anteriormente que só escolheria o substituto de Teori Zavascki após a decisão da presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, sobre quem seria o novo relator dos processos da Operação Lava-Jato.

Na semana passada, o ministro Edson Fachin ficou com a relatoria dos processos, abrindo o ‘timing' para que o presidente nomeie o sucessor de Teori.

(com supervisão de Evelin Araujo)