Pular para o conteúdo
Política

Substituta de Janot não deve fazer mudanças radicais na PGR, dizem especialistas

Escolhida por Temer tem apoio amplo dos procuradores
Arquivo -

Escolhida por Temer tem apoio amplo dos procuradores

 

Independentemente dos motivos que fizeram o presidente Michel Temer escolher a subprocuradora-geral da República Raquel Dodge para substituir na Procuradoria-Geral da República (PGR), um dos principais questionamentos que se faz é qual a força que o chefe da instituição tem para interferir na Operação Lava-Jato. O poder é muito grande, já que ela é responsável pela estrutura organizacional e orçamentária da PGR, mas, é consenso entre procuradores e analistas que a investigação ganhou vida própria e, qualquer movimento brusco, é improvável.

Ao assumir o comando da PGR, obviamente, Raquel mudará peças da equipe para colocar pessoas de sua confiança ao seu lado, mas durante a campanha, a própria subprocuradora garantiu que não fará grandes alterações e ressaltou o desejo de reforçar e ampliar a Lava-Jato. “É natural que ela troque algumas peças, mas a memória será mantida. O grupo de trabalho que assessora o Janot sofreu várias mudanças ao longo dos anos. Entra um, sai outro, mas a base da seleção se mantém”, comenta um integrante da força-tarefa.

O advogado constitucionalista Marcus Pessanha explica que, como o Ministério Público Federal tem autonomia funcional, por mais que cada procurador esteja hierarquicamente subordinado ao procurador-geral, não pode haver interferência nos processos. “Mas ela terá a prerrogativa administrativa e organizacional da carreira. Ou seja, se quiser trocar um por um, ela pode. Só que isso seria quebrar uma regra de transparência dentro da carreira, algo autoritário que nunca existiu na história da instituição”, comenta Pessanha.

O especialista acrescenta que é pouco provável que Raquel promova uma grande interferência na operação. “No papel, ela pode muita coisa, mas tem muitas questões políticas envolvidas. Hoje em dia, cada vez mais as instituições estão pautadas pela opinião pública, pelo senso comum do que a população tem entendido como certo ou errado”, diz Pessanha, que viu na indicação uma importante renovação nos ares na instituição.

Compromisso

Na tarde de ontem, por meio de nota, o Grupo de Trabalho da Operação Lava-Jato na Procuradoria-Geral da República ressaltou o compromisso com a continuidade dos trabalhos, independentemente da escolha de Raquel Dodge. “Os procuradores lembram que exercem sua função com profissionalismo e imparcialidade e que vão seguir em sua missão constitucional com serenidade e firmeza, como se espera de todos os representantes do Ministério Público”, diz trecho do documento.

Para um dos integrantes da investigação, as críticas são naturais e resistências isoladas e localizadas acontecerão, mas Raquel tem amplo apoio da categoria. “Raquel teve enorme votação, ou seja, tem o apoio da classe. Oposição haverá. E é bom que tenha, como também é bom que tenha vigilância e cobrança internas e externas. Como dizia meu avô, temos que confiar conferindo. ”

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pix

SP: Promotoria denuncia hacker por furto de R$ 479 milhões via transferências Pix

Mortes por inanição se espalham pela Faixa de Gaza e pressão por cessar-fogo aumenta

Após tentativas frustradas, influencer resgata cãozinho em córrego de Campo Grande

carolina dieckmann gominho

Carolina Dieckmann manda recado para Gominho em meio a boatos sobre treta: ‘me fazendo chorar’

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

regina case velorio preta gil

VÍDEO: Regina Casé desaba no caixão de Preta Gil

Últimas Notícias

Sem Categoria

Vai viajar? Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 nesta sexta-feira

É fundamental que os condutores respeitem a sinalização provisória, reduzam a velocidade e mantenham a atenção

Emprego e Concurso

Funtrab oferece mais de 3,6 mil oportunidades de emprego e estágio em MS

Interessados podem procurar a Fundação a partir da próxima segunda-feira (28)

Transparência

Após ‘deslize’, MPMS apresenta recurso para manter ação contra prefeito influencer de MS

Juliano Ferro (PSDB) se aproveitou de brecha da denúncia para se livrar de ação de improbidade por autopromoção em eventos públicos

Mundo

Mais 9 pessoas morrem de fome em Gaza e Israel promete liberar entrega de ajuda por via aérea

Estratégia israelense é mandar alimento por paraquedas em áreas devastadas, argumento criticado por especialistas