Evento ocorre na Assembleia Legislativa

Sessão solene homenageia, nesta segunda-feira (26), centenário do ex-governador Wilson Barbosa Martins. Ele foi o primeiro gestor logo depois da criação de Mato Grosso do Sul.

Na Assembleia Legislativa, a partir das 19h30, trajetória política será relembrada no Plenário Deputado Júlio Maia. Evento foi proposta pelo deputado Eduardo Rocha (PMDB).

“Ele inspirou muitos gestores e políticos, com seu trabalho, honestidade e espírito de superação”, ressaltou o peemedebista, via assessoria de imprensa, sobre o ex-governador.

Homenagem conta ainda com a parceria do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul) e da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Biografia

nasceu no dia 21 de junho de 1917 na fazenda São Pedro, região da Vacaria. Formado em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo, Martins teve como colegas Ulysses Guimarães e José Fragelli, dentre outras figuras célebres. Ingressou na política em 1946, quando exerceu o cargo de secretário-geral da Prefeitura de , na administração do prefeito Fernando Correa da Costa. Em 1958 foi eleito prefeito da cidade. Pela UDN, Martins, foi eleito deputado federal pelo estado do Mato Grosso em 1963, e posteriormente aderiu ao MDB.

Teve direitos políticos cassados por 10 anos durante a ditadura militar, em ocorrência do Ato Institucional número 5 em 1969. Todavia, em 1979, foi eleito o primeiro presidente da OAB, secção Mato Grosso do Sul, e retornou também à política sendo eleito governador de Mato Grosso do Sul, o primeiro eleito pelo voto direito. Em 1986, foi eleito senador da República e ajudou a construir a Constituição Federal de 1988.

Em 1994, Wilson Barbosa Martins foi reconduzido ao cargo de governador de MS, já pelo PMDB. Em 2010, publicou suas memórias, a biografia de título ‘Memória – Janela da História'. Aos 100 anos, o ex-governador de, Nelly Martins, com quem teve três filhos: Nelson, Thaís e Celina, esta, ex-deputada estadual e ex-conselheira do TCE, falecida em 2011. Teve oito netos e nove bisnetos.