Vídeo será lançado nesta tarde nas redes sociais
O presidente Michel Temer (PMDB) irá lançar nesta segunda-feira (19) um vídeo nas redes sociais em que defende a punição a quem coemeteu crimes, segundo a Folha de S. Paulo. O vídeo seria uma resposta à entrevista com Joesley Batista divulgada na sexta-feira (16), em que o empresário chama Temer de “chefe” de uma organização criminosa.
Sem citar o dono da JBS e sócio do grupo J&F, Temer diz no vídeo que “fará de tudo para quem deve seja punido”. A JBS, por sua vez, é investigada em cinco operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
O vídeo não tem como foco principal a defesa do presidente e o combate à imagem da crise da Presidência, mas sim divulgar uma viagem oficial de Temer, que embarca para passar quatro dias pela Rússia e Noruega em tentativa de estreitar relações comerciais.
As declarações sobre os criminosos aparecem mais ao fim do vídeo. O presidente já havia se posicionado em nota sobre a entrevista de Joesley Batista, afirmando que entraria nesta segunda-feira com ações civil e penal contra o empresário, e dizendo que o governo continuará investigando a JBS.
“O Temer é o chefe da Orcrim (Organização Criminosa) da Câmara. Temer, Eduardo, Geddel, Alves, Padilha e Moreira Franco. É o grupo deles. Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muito perigosa, não pode brigar com eles”, disse Joesley Batista à Época.
Para a defesa do presidente, Joesley contou “mentiras” que devem servir para uma revisão do acordo de delação premiada da JBS. “Suas mentiras serão comprovadas e será buscada a devida reparação financeira pelos danos que causou”, disse o Planalto em nota.
(com supervisão de Evelin Cáceres)