Rose diz que dinheiro prometido já está na conta

A governadora em exercício , do PSDB, disse na manhã desta terça-feira (17), que o governo federal liberou R$ 54 milhões para a construção de três presídios em Mato Grosso do Sul. O assunto tem sido tratado ainda hoje, em , numa reunião promovida pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que convocou todos os secretários estaduais de segurança pública do país.

Na pauta, além do repasse dos recursos, o ministro pôs em discussão intenção emergencial do governo, a de que pretende criar 27 núcleos de inteligência policiais nas capitais do país, MS uma delas.

É desejo do governo em combater as ações das organizações dentro dos presídios, cujos embates, nos primeiros 15 dias deste ano, já provocou a morte de ao menos 130 encarcerados. Os motivos dos confrontos, para a polícia, tem a ver com o domínio do tráfico de drogas; já os presos indicam a superlotação nos presídios como a razão central.

Rose, que participa de um evento público, em Campo Grande, nesta manhã, não revelou o valor exato já liberado pelo governo federal, mas adiantou que um dos presídios a ser construído fica em Corumbá.

“O outro ainda estamos definindo, mas pode ser em Dourados. É plano do governo também em construir um presídio de regime semiaberto”, disse a vice-governadora, que não revelou onde deve ser erguido o terceiro presídio.

Rose Modesto disse que também viaja amanhã, quarta-feira, para Brasília, onde conversa com o presidente Michel Temer. Ela disse que vai pedir a presença da Força Nacional nas fronteiras (com o Paraguai e com a Bolívia), regiões tidas como corredores do tráfico de droga e passagem de armamentos.

A governadora comentou também a guerra deflagrada nos presídios envolvendo as facções (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho). “Antes desta situação de crise, já estávamos preparados”, disse ela, referindo-se ao serviço de inteligência que atua no serviço penitenciário.