Pular para o conteúdo
Política

Retorno da cobrança do Funrural preocupa lideranças do agronegócio em MS

Deputada federal busca solução em Brasília
Arquivo -

Deputada federal busca solução em

Com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em julgar constitucional a cobrança do (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), suspensa desde 2009, várias lideranças do setor de agronegócio se dizem preocupadas. A deputada federal por Mato Grosso do Sul,, do PSB, por exemplo, que é vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) busca solução para o caso em Brasília.

A parlamentar esteve reunida com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tratar da recente decisão do (STF). Segundo ela a decisão do Supremo vai na direção oposta do que o setor do agronegócio julgava ser o encaminhamento dessa matéria.

“O que aconteceu foi que algumas entidades de classe, produtores, associações e sindicatos rurais, entraram com liminares, suspendendo esse pagamento e fazendo depósitos judiciais. Então, tivemos produtores que, desde então, passaram a vender e depositar judicialmente o Funrural. Mas outros, venderam e não recolheram, com base na liminar, explicou a deputada, via sua assessoria de imprensa.

Com relação à cobrança retroativa do Fundo, caso a decisão do STF seja mantida a deputada diz que “será uma catástrofe”. Isso por que de acordo com ela, pequenas empresas, frigoríficos, cerealistas que não recolheram, terão que depositar isso imediatamente para o Governo.

A deputada concluiu dizendo que a bancada ruralista está tentando um acordo com o governo e o Supremo Tribunal Federal para descartar a cobrança retroativa do Funrural e, para quem continuou a recolher o tributo, os deputados defendem a devolução do dinheiro, segundo a parlamentar.

Para o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, a situação é preocupante. Ele enfatiza que estão acompanhando os desdobramentos do caso, no aguardo da oficialização para tomar um posicionamento.

“É preciso aguardar a publicação do acordão, quando somente então será possível ter conhecimento do teor, abrangência e implicância do julgamento para os produtores rurais”, disse Saito via assessoria de imprensa.

O presidente lembra que a Famasul é uma das Federações que ajuizaram ação judicial questionando a constitucionalidade do Funrural, em 2009, e recebeu a informação da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com preocupação.

Em nota, a informação é que a Famasul entende que esta decisão não reflete a forma mais justa e equitativa de recolhimento dos valores devidos à previdência social, violando, assim, o princípio constitucional da igualdade e impondo ao produtor rural ônus indevido

Decisão 

O STF em recente decisão reconheceu a constitucionalidade da contribuição do empregador rural pessoa física ao Funrural. A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 718874, com repercussão geral reconhecida, ajuizado pela União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que afastou a incidência da contribuição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Caminho do Acordo’ realiza mais de 600 atendimentos na Aldeia Te’yi´kue

Mesmo criticado, Grêmio mantém os 100% na Sul-Americana e Vasco vence a 1ª em São Januário

Motorista é preso na BR-262 com 25 Kg de cocaína que levaria a MG

Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Autor de feminicídio a golpes de pá contra a própria mãe fica em silêncio durante audiência

Bolsonarismo abre trincheira na Câmara contra PEC da Segurança, aposta do governo Lula na área

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 133 Kg de skunk em Corumbá

Questionado sobre as informações da viagem e da carga

Brasil

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

O número equivale a 21,69% do total esperado para este ano

Polícia

Polícia recupera motocicleta furtada e prende dupla por receptação e tráfico de drogas

Ambos foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e tráfico de drogas

Brasil

Relator do marco temporal, Mendes recebe representantes de indígenas

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL