Pular para o conteúdo
Política

Ressurge proposta de financiamento empresarial na eleição

Voltou a ganhar corpo 
Arquivo -

Voltou a ganhar corpo 

O impasse sobre a criação de um fundo público, no valor de 3,6 bilhões de reais, para financiar candidatos nas eleições de 2018 fez ressurgir uma articulação de parlamentares para discutir a volta do financiamento das campanhas por empresa.Ressurge proposta de financiamento empresarial na eleição

A discussão do retorno do financiamento empresarial voltou a ganhar corpo após as críticas sobre a criação do fundo público para financiar campanhas, em meio à grave crise fiscal por que o país passa. Apesar de não haver acordo, a Câmara tentará votar a partir desta quarta-feira a criação do fundo público.

Mesmo com o fundo em vias de ser votado, há parlamentares dispostos a levar adiante o debate sobre a volta do financiamento empresarial apesar da crise deflagrada pela operação Lava Jato, que escancarou um megaesquema de corrupção e lavagem de dinheiro a partir desse tipo de doações.

Esse tipo de custeio das campanhas foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2015. Pouco depois, a então presidente Dilma Rousseff vetou artigo de lei aprovada pelo Congresso que previa o financiamento empresarial.

A eleição municipal de 2016 já ocorreu sobre as regras do financiamento exclusivo de campanhas por pessoas físicas.

Uma das frentes discutidas, segundo deputados e senadores ouvidos pela Reuters, é aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante o custeio da corrida eleitoral por pessoas jurídicas. Há uma proposta mais avançada que já passou pela Câmara e está pronta para ir à votação no plenário do Senado. Se for aprovada, ela vai à promulgação e poderá valer já para as próximas eleições.

Um dos entusiastas do retorno da contribuição das empresas é o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos vice-líderes do governo na Câmara. Ele defende que a volta do financiamento de pessoas jurídicas torna a disputa eleitoral transparente, por se saber de antemão quem vai custear a campanha de determinado candidato.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), tem sido pressionado nos bastidores a colocar em pauta a PEC que reestabelece esse tipo de doação. Embora haja dúvidas sobre a legalidade do seu retorno, a avaliação de parlamentares é que somente uma emenda constitucional poderia validar novamente essa contribuição de campanha.

A senadores, Eunício Oliveira já adiantou que não vai colocar em pauta a PEC por conta própria, exceto se houver um requerimento dos líderes partidários do Senado pedindo a inclusão da matéria para votação no plenário.

Eunício defende que um fundo de inanciamento público deve ser abastecido com uso de recursos orçamentários já existentes, como emendas de bancada e de fatia de recursos destinados a fundações dos partidos políticos.

De público, entretanto, até o momento têm sido raros os defensores do retorno do financiamento de empresas.

Na terça-feira, um grupo de dirigentes partidários discutia no Senado mudanças nas regras eleitorais. Em conversa presenciada pela Reuters, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu ao presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), e a outros políticos que se faça uma consulta à população sobre o retorno da doação empresarial das campanhas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Japorã vai licitar construção de creche para até 188 crianças na Aldeia Porto Lindo (FNDE, Divulgação)

Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo

Lula vem a Mato Grosso do Sul para discutir reforma agrária na fronteira com o Paraguai

Natural de MS, filho do Rei da Pornochanchada é capa da nova G Magazine

Vacinação contra Influenza acontece neste final de semana em shopping de Dourados

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

EUA: Avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos

Últimas Notícias

Esportes

Bortoleto prevê GP belga ‘complicado’

Embora o piloto brasileiro tenha largado em décimo, ele concluiu a corrida em nono lugar

Polícia

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Maria Eduarda sofreu múltiplas fraturas e faleceu no local

Brasil

Conheça Jorge, a tartaruga brasileira que voltou ao oceano após 40 anos em cativeiro

A tartaruga natural da Bahia ficou presa por quatro décadas na Argentina

Polícia

‘Morango do golpe’: criminosos aproveitam tendência para anunciar ofertas fraudulentas na internet

Doce mais famoso das últimas semanas também é ferramenta no mundo do crime