Senador demonstrou apoio ao deputado

O senador (PMDB), ex-líder da bancada do PMDB no Senado e da própria casa legislativa, afirmou que “ninguém aguenta mais o governo”, em entrevista à Folha de S. Paulo. É a primeira entrevista longa que o senador concede desde se afastou da liderança do partido no Senado.

Apesar de ser da mesma sigla do presidente (PMDB), Renan não poupa críticas ao chefe do Executivo. “Querem tirar de qualquer forma o piloto porque a turbulência está cada vez mais insuportável, ninguém aguenta mais”, afirmou o senador à Folha.

Renan critica as medidas de Temer, principalmente a proposta da reforma trabalhista. O senador ainda apontou na entrevista o atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), como possível condutor de uma “invevitável travessia”.

“O Rodrigo parece um bom político, tem sido fundamental nos últimos anos pelo equilíbrio e responsabilidade que demonstra. Acho que ele não pode ser descartado. Talvez nós tenhamos que contar com sua participação nessa travessia”, disse Renan.Renan se opõe a Temer em entrevista: 'ninguém mais aguenta esse governo'

Em uma de suas primeiras críticas a Temer, Renan comparou o presidente e sua equipe à seleção do técnico Dunga, mas depois se retratou: “Dunga foi um vencedor, não é oportunista, é sério […]. Dunga não merecia, sinceramente, essa comparação”.

Investigado

Renan Calheiros é investigado em dez processos e uma denúncia na Lava Jato. Em 2007, o senador renunciou à presidência do Senado Federal, sob a suspeita de ter despesas pessoais pagas pela empreiteira Mendes Júnior.

O senador entretanto diz que não teme ser preso, e atribui as acusações à sua pessoa ao cargo de chefia do Poder Legislativo. “Não há uma prova contra mim”, disse. “Eu não temo nada. Medo só atrapalha nessas horas”, concluiu.