MS tem R$ 1,2 bi financiado junto ao BNDES

Uma possível alteração na renegociação da dívida do Estado com a União pode garantir um reajuste, ainda que mínimo, aos pouco mais de 70 mil servidores estaduais. A previsão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é que o Senado Federal vote nesta terça-feira (20) a resolução que autoriza o Bndes (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a repacturar as dívidas dos Estados.

Azambuja já havia dito que está em negociação um alongamento da dívida por 10 anos, com quatro de carência. “(Isso) É importante para que os Estados melhorem o fluxo de caixa e possam cobrir as despesas”, frisou o tucano.Reinaldo espera Senado votar hoje projeto que pode garantir reajuste

Mesmo que o Senado vote hoje a medida, o governo estadual só deve dar uma resposta aos servidores no começo do mês de julho, já que precisa de um tempo para avaliar o Caixa e avançar na negociação salarial.

Para o governador a repactuação da dívida precisa vir acompanhada da liberação de recursos do FEX (Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações), verba que diz respeito à compensação das perdas do Estado com a Lei Kandir.

Segundo a assessoria do governo tucano, o Estado sofre grandes perdas com a desoneração das operações de venda externa de grãos e commodities agrícolas, já que Mato Grosso do Sul recebe apenas 5%, pelo FEX, do montante referente às operações de exportação.

Mato Grosso do Sul possui três contratos junto ao Bndes, com valor total de R$ 1,2 bilhão, sendo que, nos moldes atuais, apenas metade deste valor pode ser alongado