Revista Veja publicou matéria com revelação de delações contra senador

O senador mineiro e presidente nacional do PSDB voltou a ser citado como beneficiário de um esquema de corrupção, desta vez, como publicou a Revista Veja na edição do último final de semana, o tucano foi um dos delatados pelo ex-­pre­sidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Junior, um dos 78 executivos da empreiteira a firmar acordo de delação com a Justiça. A cúpula tucana, incluindo o governador Reinaldo Azambuja, publicou uma nota em defesa do ex-presidenciável. 

Desta vez, BJ, como é conhecido o executivo da empreiteira, afirmou, segundo a Veja, que a Odebrecht fez depósitos para Aécio em uma conta bancaria sediada em Nova York, nos Estados Unidos, operada pela irmã do senador, a jornalista Andréa Neves.

O pagamento seria uma ‘contrapartida’ pelo fato do governo de Minas Gerais, então sob comando de Aécio, ter atendido interesses da Construtora, nas obras da Cidade Administrativa do governo mineiro, realizada entre 2007 e 2010, e a construção da hidrelétrica de Santo Antônio, no Estado de Rondônia, de cujo consórcio participa a Cemig, a estatal mineira de energia elétrica.

A nota em defesa do presidente nacional do PSDB é assinada, além de Reinaldo Azambuja, por todos os governadores tucanos, Geraldo Alckmin (São Paulo), Marconi Perillo (Goiás), Beto Richa (), Pedro Taques (Mato Grosso) e Simão Jatene (Pará), pelos ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Bruno Araújo (Cidades) e Luislinda Valois (), pelos os líderes do partido no Senado (Paulo Bauer) e na Câmara (Ricardo Tripoli), pelo o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, e movimentos sociais da legenda.

Confira na íntegra a nota

“Reportagem de capa divulgada pela revista Veja dessa semana com falsas acusações ao presidente nacional do PSDB, senador , gerou perplexidade em todo o país, especialmente após o advogado do delator informar que o conteúdo divulgado não faz parte da delação de seu cliente.

O PSDB nasceu na luta pela liberdade, pela democracia, pela transparência, pela ética e pela Justiça.

É por isso que defendemos a Lava Jato e o combate sem tréguas à corrupção que mina as instituições. E nessa travessia difícil e complexa um compromisso é absolutamente essencial: a busca da verdade.

Porém é inaceitável a prática de vazamentos seletivos e mentirosos que encontram eco em práticas editoriais e jornalísticas pouco responsáveis. Esses vazamentos, movidos por propósitos obscuros, buscam lançar uma névoa sobre a vida pública brasileira manchando injustamente a imagem de pessoas de bem. Retiram de seus alvos o direito à ampla defesa, ferindo frontalmente a própria constituição.

A retirada do sigilo sobre os inquéritos e delações no âmbito da Lava Jato torna-se fundamental para que a verdade possa emergir a partir do contraditório no legítimo e transparente processo judicial. E, assim, inocentes sejam preservados e corruptos, punidos. Não há democracia e República sólidas com cidadãos fragilizados em seus direitos constitucionais básicos.

Por tudo isso, nós, governadores, senadores, deputados federais e demais lideranças do PSDB, manifestamos com firmeza e indignação nosso repúdio ao ataque covarde e mentiroso sofrido pelo nosso presidente nacional, senador Aécio Neves, com base em informações falsas e absurdas.

O senador Aécio Neves tem 30 anos de dedicação à vida pública. É inadmissível a tentativa de misturá-lo com o mar de lama de corrupção sem precedentes apurado pela Lava jato e por ele próprio denunciado em 2014.

Estamos seguros que, ao final, ficará demonstrada a falsidade dos fatos relatados e seus autores responsabilizados.”