Deputado apresentou projeto nesta quarta-feira
Deputado Estadual, Eduardo Rocha (PMDB) apresentou um projeto nesta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para proibir o uso de capacetes ou qualquer objeto que esconda o rosto das pessoas no Estado. O dispositivo não apresenta, entretanto, qualquer explicação sobre o uso de véus muçulmanos.
Usado por mulheres, o véu pode ser encarado como um utensílio para cobrir o rosto. Questionado sobre o assunto, o deputado não soube dizer como tratar a questão dentro do projeto. Rocha esclareceu apenas que geralmente as mulheres estão fora de suspeita e que o projeto foi pensado para coibir assaltos.
Com a lei, as pessoas ficariam impedidas de permanecerem em prédios públicos ou privados de todo o Estado com capacetes, bonés, ou qualquer outro artifício que cubra parte do rosto. Campo Grande possui lei semelhante e a ideia é que seja feita a tramitação na Assembleia para que o Estado tenha também o projeto.
A proibição incluiria locais de grande circulação e permanência de pessoas, como bancos, lojas, bares, shoppings e repartições públicas.