Pular para o conteúdo
Política

Presidente e vice de Câmara compraram ‘muita’ gasolina e bebidas alcoólicas

Investigado diz que prática na Câmara mudou após Operação
Arquivo -

Investigado diz que prática na Câmara mudou após Operação

A suposta compra ‘desenfreada’ de gasolina e até de bebidas alcoólicas, com dinheiro público, levou o MPE-MS (Ministério Público Estadual) a converter em inquérito civil o procedimento investigatório fruto da Operação Viagem, que apurou irregularidades e atos de improbidade administrativa na Câmara Municipal de , distante 372 km da Capital.

De acordo com o MP, os ex-presidentes Wilson da Silva (PMDB) e Celso Alves dos Santos, o Celsinho (PR), foram responsáveis pela ‘aquisição excessiva de combustível em nome da Câmara Municipal de Anaurilândia, quando ocupavam a Presidência desta, desviando aquele para beneficiar particulares e seus pares’.

A apreensão de documentos na Câmara aconteceu em julho de 2016, durante a Operação Viagem, e segundo as investigações, em alguns meses o legislativo municipal gastava mais de R$ 3 mil com gasolina.

“O que se mostra claramente incompatível com o gasto daquele órgão, eis que os vereadores já recebem, por seus deslocamentos, diárias, as quais dentre outras finalidades tem por objetivo custear o transporte do parlamentar”, pontua o promotor responsável pelo inquérito, Allan Thiago Arakaki.

Durante a análise da documentação apreendida no gabinete do então presidente, Wilson, e do vice-presidente, Celsinho, o Ministério Público encontrou notas e recebidos da compra de combustível, comidas e até bebidas alcoólicas.

No processo de abertura de inquérito, o promotor alega que esgotou-se o prazo do procedimento preparatório sem a conclusão das investigações, e por isso decidiu pela conversão em inquérito civil.

Outro lado

Reeleito no pleito de 2016, o vereador Celsinho negou irregularidades e explicou que não havia na Câmara, até a Operação do MPE, regulamentação sobre compra de gasolina para os parlamentares, mesmo com o pagamento de diárias.

“Na verdade era cerca de 900 litros (de combustível por mês na Câmara). Nosso município tem mais de 1,2 mil quilômetros de estrada de terra, e o vereador tem função de vistorias pontes e estradas, e fazia isso por conta da Câmara. Depois da operação, hoje quando a gente viaja desconta da diária”, explicou o Celso.

O republicano negou que tenha fornecido gasolina a pessoas sem nenhuma ligação com a Câmara, como apura o Ministério Público, e disse que as notas de compra de bebidas alcoólicas foram encontradas no gabinete de seu ex-colega, Wilson, mas que são apenas cupons fiscais de cunho pessoal do peemedebista.

Wilson, que não conseguiu a reeleição em 2016, também foi procurado pela reportagem, mas no telefone fornecido na Câmara ele não foi encontrado até o fechamento da matéria. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União