Dinheiro supostamente desviado teria ido para campanha

 

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul cumpriu nesta quarta-feira (22) nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Japorã e Mundo Novo. A investigação recaiu sobre o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo de Oliveira, do PTB. A assessoria de imprensa do MPE informou que os crimes investigados na região são por peculato, falsidade documental, fraude em licitação e associação criminosa e ainda crime de responsabilidade.

A operação foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Passos. Os mandados foram cumpridos na sede da , na casa do prefeito, que mora em Mundo Novo e também nas casas de alguns secretários e servidores municipais, todos de Japorã. Uma vereadora da cidade também foi alvo da operação.

Ainda de acordo com a assessoria, a investigação do Gaeco teve por objetivo apurar indícios de desvio de recursos públicos da Assistência Social para financiamento de campanha eleitoral e ainda como fraude à licitação relativa à Casa de Apoio à Criança Indígena desnutrida da Aldeia Porto Lindo. Até a tarde desta quarta-feira seguia as investigações na cidade.

Em setembro do ano passado, o Jornal Midiamax noticiou supostas irregularidades envolvendo o prefeito que foi reeleito.

O que o prefeito diz

Procurado pelo Jornal Midiamax, o prefeito disse que ‘está tranquilo e confia no trabalho da justiça”. Bispo está em Campo Grande e disse que tudo que foi solicitado foi entregue aos responsáveis pelas buscas. Ele negou qualquer irregularidade e atribuiu a investigação a denúncias dos adversários ainda da época das campanha.