Pular para o conteúdo
Política

Posse em Câmara é marcada por acusação de fraude na escolha do presidente

Vereador que ganhou presidência nega irregularidades
Arquivo -

Vereador que ganhou presidência nega irregularidades

A solenidade de posse do executivo e legislativo na Câmara Municipal de -234 km de -, já iniciou as atividades legislativas de 2017 com confusão. Isso porque, paira sobre o novo presidente da casa, o vereador reeleito do DEM Ademir Souza Almeida, 40, a acusação de ter ‘fraudado’ – direta ou indiretamente – a votação para Chefe da Casa de parlamentares.

Quem acusa é o vereador que concorria por outra chapa – que integra o bloco de 4 vereadores eleitos pelo PR -, Mariano Ferreira Ribeiro, 30. A sessão começou às 10h, e após os 9 parlamentares tomarem posse, a eleição para presidente da Casa começou. Foram eleitos para acompanharem o pleito o recém empossado presidente da Câmara, Ademir e o 1º secretário da chapa de Mariano, Julio Arguelho (PSB).

Acusação

De acordo com Mariano, que, em tese, perdeu por 5 votos contra 4, “o resultado não é possível”, porque, antes, ele teria decidido junto aos outros parlamentares o voto. Seriam, de acordo com ele, cinco votos a seu favor, incluindo o dele mesmo. Prometeram votar em seu nome os vereadores Julio Cesar (PR), Julio Arguelho (PSB), Gleiton Lima da Silva (PR) – conhecido como ‘Tico’ – e José Carlos dos Santos Maidana (PMDB) -conhecido como ‘Carlinhos do Bar’.

Conforme relataram os parlamentares e até o prefeito Jair Scapini (PSDB), a votação seguiu o ‘rito esperado’, seguindo a Lei Orgânica do Município. A votação durou cerca de 30 minutos e a urna, lacrada por uma chave, de acordo com os parlamentares, ficou em uma sala ‘separada’, em sigilo, para que cada parlamentar pudesse votar. A ‘fraude’, argumentada pela chapa de Mariano, deu-se na própria votação. Eles acreditam que, um dos parlamentares, incluindo o próprio presidente, Ademir, teria uma cópia da chave ou uma cédula a mais no momento da votação, alterando o resultado.

“Fizemos a chapa que nós tínhamos e nós tínhamos uma chapa com 4 vereadores e tínhamos cinco votos garantidos e pessoas que não arredaram o pé, até ofereceram dinheiro, mas são todas pessoas com vergonha na cara”, relata Mariano, que é comerciante na cidade. “E fomos para a eleição, e aí na eleição a urna ficou dentro de uma sala, contestamos que a urna tinha que ser aqui fora, onde entramos, só que nós fomos votando e aí estava cinco a quatro, abriram a urna, foi chaveada, lá dentro, supostamente, acredito que trocaram essa cédula”, relata.

Os vereadores deixaram a sessão antes que o prefeito tomasse posse e foram até a Depac (Delegacia de pronto atendimento comunitário) de Guia Lopes de Laguna. Lá, pretendiam registrar boletim de ocorrência. O delegado não estava, então os parlamentares devem prestar queixa na segunda-feira (2). Eles também prometer acionar a Justiça.

“O advogado já está mexendo, trabalhando, pra amanhã já entrar, ninguém se vendeu porque os quatro votaram em mim, eu perguntei um por um e mandei gravar”, declara Mariano. Confira o vídeo:

 

 

 

Ainda assim, um dos vereadores que faz parte da chapa de Mariano, evitou acusar algum colega de fraude. “O que o Mariano te falou?”, rebateu Gleiton, o Tico, ao ser questionado sobre o episódio. “Se ele falou que houve então houve”, continuou. “O que o Mariano fala eu assino embaixo, sim, eu sou a favor do Mariano. Estava dentro de uma sala fechada lá [urna]. Eu votei no Mariano, nós somos entre 4 e votamos nele”, declarou.

Julio Arguelho, que foi responsável pelo rito de votação junto de Ademir, acredita na versão da suposta irregularidade. “A gente acha que sim porque se cinco votaram, como teria esse resultado? Só que acontece que essa urna foi colocada lá atrás, ela foi colocada lá e o voto era secreto. Alguém que foi votar tinha uma outra chave ou uma outra cédula. Com certeza iremos [acionar a Justiça]”, afirma.

Para o prefeito, no entanto, a votação “ocorreu normalmente”. “A gente estava lá pra tomar posse. Foi eleito o presidente e aí a mesa diretora deu posse para o executivo. Fui vereador e candidato à presidência e perdi assim também, alguém votou errado, eu acredito nisso. A votação é secreta. Pra mim não teve nada. Eleição secreta é eleição secreta, dentro do Estatuto da Câmara”, declarou Jair.

Presidente da Câmara nega

Ademir Souza Almeida, 40, o novo presidente da Casa de Leis, aparentou tranquilidade e nega as irregularidades. Ele acusa Mariano de “não saber perder” e afirma que está pronto para responder na Justiça.

“Essa história, sempre é falado esse tipo de coisa, votação de mesa diretora, sempre gera confusão, na verdade assim, o regimento interno prevê a votação secreta, o presidente atual acompanhou todo o processo, foi tudo dentro do regimento. A urna ficou no compartimento onde sempre fica. Eles acompanharam todo o procedimento”, explica.

 

Ademir Souza, o novo presidente da Casa (divulgação)

 

“Acho que a eleição acabou dia 2”, complementou. “Esses detalhes sobre a votação a gente não vai ficar falando, a minha defesa vai se pronunciar. Aí é o seguinte, o que ele estiver acusando ele vai ter que provar. Ele já é uma pessoa com vários problemas na Justiça”, finalizou o democrata.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil