Política

Por aumento e mais segurança, agentes protestam no Parque dos Poderes

Categoria não aceita aumento de 2,94% oferecido

Aliny Mary Dias Publicado em 12/09/2017, às 20h12

None

Categoria não aceita aumento de 2,94% oferecido

Agentes penitenciários protestam na tarde desta terça-feira (12), no Parque dos Poderes, por reajuste salarial acima dos 2,94% oferecidos pelo Governo do Estado. Os servidores também pedem mais segurança no trabalho e convocação de profissionais aprovados em concurso.

De acordo com o sindicato que representa a categoria, cerca de 250 agentes participam do ato. Com faixas, apitos e cartazes, eles pedem reajuste maior do que o oferecido entre o Estado e aceito pelo Fórum dos Servidores.

Presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS), André Santiago, afirma que 1,6 mil servidores trabalham para atender 16 mil detentos em todo o Estado. O número é inferior ao recomendado por organizações de segurança, 1 agente para cada cinco presos.

Ainda segundo o sindicalista, a expectativa é que fossem convocados 435 agentes aprovados em concurso, no entanto, 91 deixaram de ser chamados. Outra reivindicação dos agentes é que a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária) não estaria cumprindo protocolo de segurança em casos de ameaça de morte feita por detentos contra agentes.

Por aumento e mais segurança, agentes protestam no Parque dos Poderes

Caso as reivindicações não forem atendidas, a categoria ameaça greve. Assembleia deve ser realizada na próxima semana. 

Jornal Midiamax