Pular para o conteúdo
Política

PF conclui perícia de áudios da JBS e acusa Temer de obstruir Justiça

Denúncia deve ser entregue nesta sexta ao STF
Arquivo -
Compartilhar

Denúncia deve ser entregue nesta sexta ao STF

Os investigadores da Polícia Federal concluíram nesta sexta-feira (23) o laudo das análise das gravações feitas pelo empresário , dono da JBS, das conversas que teve com o presidente Michel Temer (PMDB). As informações são da coluna de Andreza Matais e Marcelo Moraes, do Estadão.

Segundo os colunistas, os policiais federais devem apresentar, ainda nesta sexta, a conclusão do inquérito sobre as gravações para o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo.

As gravações feitas pelo empresário Joesley Batista foram utilizadas como prova das alegações feitas em sua delação premiada. Na delação, ele acusa Temer de receber propina da JBS, e de dar aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB).

Na conclusão do inquérito, os policiais irão dizer que há indícios de que Temer cometeu crime de obstrução de Justiça. Na semana passada, os delegados já haviam apontado indícios de crime de corrupção passiva envolvendo o presidente.PF conclui perícia de áudios da JBS e acusa Temer de obstruir Justiça

O crime de obstrução de Justiça teria ocorrido justamente no momento em que Temer teria dito a Joesley que “Tem que manter isso, viu?”, quando este afirma que estava cuidando do ex-deputado Eduardo Cunha e do operador Luio Funaro.

A ocorrência ou não do crime, entretanto, depende da perícia dos policiais. A partir da entrega da conclusão do inquérito à PGR (Procuradoria-Geral da República), o órgão terá cinco dias para apresentar denúncia contra Michel Temer, ou arquivar o processo.

Mesmo que uma denúncia seja apresentado, Temer só enfrentará um processo no STF caso 2/3 da Câmara dos Deputados autorize a abertura das investigações. A denúncia ainda deverá ser analisada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados