Pular para o conteúdo
Política

Para cientista política, PSDB apoia Maia para derrubar Temer

Em curso, jogado para conquistar a presidência da república
Arquivo -

Em curso, jogado para conquistar a presidência da república

Conforme a eleição da Presidência da Câmara dos Deputados se aproxima, no dia 2 de fevereiro, as estratégias usadas pelos pré-candidatos, principalmente pelo favorito na disputa, (DEM-RJ), começam a ser delineadas.

Contudo, analistas já enxergam objetivos claros em algumas aproximações. Para a professora de Ciência Política da Unirio, Clarisse Gurgel, o apoio do PSDB a Maia é na verdade uma jogada dos tucanos para conquistar a Presidência da República. “O PSDB apoia o Maia e Maia implementa a queda do Temer. Ele sempre foi um ‘tapa buraco’ no projeto tucano de chegar ao poder, e eles querem eleição indireta. Mesmo com o povo contra isso”, afirma.

Até a última sexta-feira (6), Rodrigo Maia ainda não havia oficializado sua candidatura. Na visão de Clarisse Gurgel, Maia busca, com essa estratégia, “evitar contra-ofensivas mais organizadas”. “Provavelmente ele quer se oficializar como candidato já com um apoio mais consolidado”, diz Clarisse. Para ela, a atitude de Maia também tem como intuito ganhar tempo e evitar possíveis recursos em tribunais judiciais contra ele.

Para Clarisse, a eleição ao cargo do Legislativo – dada a fragilidade de – é importante a ponto dela afirmar que “o presidente da Câmara não se candidata à Presidência da Câmara, e sim à Presidência da República. Maia vai conduzir a eleição para o novo presidente da República. E assim, tudo se resolve no mercado político do Palácio.”

A importância do cargo é tanta, que, de acordo com a professora, “é até curiosa a chamada ao debate feita pelo pré-candidato Rogério Rosso (PSD-DF). Isso daria ainda mais a cara de uma disputa para a Presidência da República.” Sobre este assunto, a opinião da professora é de que a proposta de Rosso foi “da boca para fora”.

Clarisse afirma que a proposta é uma “performance”, por dois motivos. “Primeiro: Maia costura o apoio dele nos bastidores, assim como seus adversários, mas ele é que está tendo êxito. O chamado para o debate público é apenas para tentar puxar para fora dos bastidores o adversário mais forte. Segundo: A Câmara atualmente é um ambiente ainda mais conservador. E como a Câmara é conservadora eles ficam à vontade de chamar o debate, sem temor de serem questionados. Caso fosse um debate onde Rosso precisasse enfrentar uma oposição forte, será que ele chamaria o debate?”

Mas, na visão dela, Maia se engana se acha que vai ter vida fácil após uma virtual reeleição e eventual queda de Temer. “Quem está de olho no impeachment do Temer está de olho em colocar seu sucessor. Convém àqueles que ainda querem destruir o PT expor o envolvimento de Maia e de outros ex-aliados do partido, especialmente no Rio. Maia é um potencial instrumento para a derrubada de Temer, mas já esteve alinhado com o PT.” Para ela, o atual presidente da Casa também pode não ter muitas vantagens nesse processo, dada a própria exposição dele na Lava Jato.

A professora ressalta que não acredita em grandes mudanças ou maiores dificuldades para o governo em votações ou aprovações de projetos após a provável vitória de Rodrigo Maia, mesmo com as negociações e promessas que vêm sendo feitas pelo governo para reeleger o pré-candidato do DEM, que poderiam acarretar no desgaste da relação entre Executivo e Legislativo após a reeleição de Maia, caso não sejam cumpridas.

“O governo não tem e não teria a menor dificuldade de aprovar seus projetos, pois são projetos que favorecem o empresariado, o agronegócio. Os deputados querem mais que eles sejam mesmo aprovados”, conclui.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Últimas Notícias

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti

Le Blog Maria Antonia

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário da cidade, em sessão realizada recentemente . O texto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). A proposta seria uma homenagem às artesãs que criam bonecos ultrarrealistas de bebês, chamadas … Continued