Aumenta para R$ 159 bilhões a previsão de deficit

Depois de cinco horas de votação de vetos, o Plenário do Congresso Nacional começou a discussão da revisão da meta fiscal (PLN 17/17). A proposta aumenta para R$ 159 bilhões a previsão de deficit nas contas públicas e sofre obstrução de partidos contrários ao governo.Oposição obstrui votação da nova meta fiscal; governo defende proposta

Deputados e senadores acusaram o presidente do Congresso, Eunício Oliveira, de mudar a pauta para dar prioridade à revisão da meta. Eunício respondeu que a pauta foi divulgada com antecedência e que é definida a juízo do presidente. “Esta Presidência ajuizou que essa matéria é importante e relevante”, afirmou.

O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), enfatizou que a votação da proposta hoje é fundamental para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018, que deve ser enviada ao Congresso até amanhã (31 de agosto).

“Amanhã é o prazo final para que o governo encaminhe o orçamento ao Congresso e, para isto, é preciso atualizar a meta, para não fazer como fizeram outros governos que encaminhavam orçamentos fictícios e não cumpriam a meta”, disse.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) criticou a proposta e afirmou que o aumento dos gastos está relacionado com a necessidade de manter o presidente Michel Temer no poder. “Este governo produziu o maior deficit primário de 12 meses registrados em toda a história do País e vocês prometiam que, se o golpe fosse vitorioso, a economia brasileira iria melhorar, vocês prometiam ajustar as contas públicas”, disse Fontana, referindo-se à base governista.