São Paulo, por exemplo, firmou 108 parcerias

Durante todo o ano passado, firmou 116 convênios com o Governo Federal por meio de sistema online. O número é o maior registrado entre todos os 27 estados do país, segundo divulgou hoje a assessoria de imprensa do Estado.

Conforme o governo, a liderança do ranking se deve pelo fato de servidores terem passado por cursos de capacitação, realizado desde 2015, que fizeram com que a inserção de dados e solicitação de convênios por meio do (Sincov) Sistema de Convênios da União fossem mais efetivas.

Os valores liberados por meio do sistema, chamados de transferências voluntárias, são investidos nos mais diversos projetos do Estado. A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) foi a que mais captou recursos no ano passado por meio do sistema, foram R$ 30 milhões.

De acordo com o governo, foram capacitados 151 técnicos em todo o Estado. Depois de cursos na Escola de Governo, esses servidores se tornaram multiplicadores e repassaram o conhecimento para outros técnicos, que também são responsáveis por solicitar convênios com a União.

Para o governado Reinaldo Azambuja (PSDB), a grande quantidade de parcerias com a União eleva a competitividade de Mato Grosso do Sul. “A arrecadação estadual está estagnada. Então, essa fonte de recursos por meio de projetos inscritos no Siconv é de fundamental importância”, disse por meio da assessoria.