Cármen Lúcia tem apoio de PSDB e populares

Em caso de impeachment ou afastamento do presidente Michel Temer (PMDB) e eleições indiretas, uma possível candidatura da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, apoiada por populares, não receberia tanto o apoio dos seus colegas ministros.

O nome da ministra é apoiado por partidos como PSDB. Entretanto, magistrados temem que lançar a candidatura da presidente do STF daria a impressão de que o Supremo se mobilizou para isso, comprometendo a credibilidade do Tribunal.

Em entrevista a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, dois ministros afirmaram que acreditam que Cármen também não poderia concorrer, por causa da regra eleitoral que exige que candidatos às eleições devem abandonar cargos públicos seis meses antes do pleito.Ministros não apoiam presidente do STF como candidata em eleições indiretas

Entretanto, não há lei específica sobre eleições presidenciais indiretas em caso de impeachment consecutivo de dois presidentes, caso inédito no Brasil.

Um outro magistrado ouvido diz que Cármen Lúcia não teria o perfil e a personalidade adequados para assumir o comando do país em situação de crise aguda.

(com supervisão de Evelin Cáceres)