Ministro disse que governo tem paciência “ilimitada” com tucanos

O ministro da Casa Civil, , afirmou, em entrevista publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (21), que considera “perfeitamente possível” governar sem o . “Se o PSDB decidir sair, o que não desejamos, teremos de governar sem o PSDB”, disse Padilha.

Entretanto, o ministro garantiu que o governo Temer (PSDB) não deseja a debandada dos tucanos e que tem paciência “ilimitada”. “Nós temos de ter paciência para compreender nossos aliados e as suas circunstâncias, fazendo com que eles consigam cada vez mais aprimorar o apoio ao governo”, completou o ministro.

Desde a revelação das delações dos executivos da JBS, que levaram à apresentação de uma denúncia de corrupção passiva contra o presidente (PMDB), parte do PSDB tem pedido a saída do partido da base aliada do governo. Esse grupo é chamado internamente de “cabeças pretas”.

Parte da pressão pela saída do PSDB da base aliada tem partido do próprio presidente interino, senador Tasso Jereissati. Mas os dirigentes tucanos ainda não chegaram a um consesndo sobre se é necessário romper imediatamente com o governo.Ministro diz que é 'perfeitamente possível' para Temer governar sem PSDB

Na entrevista à Folha, Eliseu Padilha também disse que o governo está pronto para a votação marcada para quarta-feira (2) da denúncia contra Temer na Câmara dos Deputados, que pode resultar na abertura de um inquérito contra o presidente no STF (Supremo Tribunal Federal).

Padilha disse que cabe à oposição conseguir os votos necessários para a aprovação da denúncia, um total de 342 votos entre os deputados. “À oposição é que interessa, neste momento, reverter o resultado da Comissão de Constituição e Justiça, e não ao governo”, disse o ministro.