MEC anuncia fim do programa Ciências sem Fronteiras

Ministério alega que programa não deu retorno esperado
| 02/04/2017
- 18:08
MEC anuncia fim do programa Ciências sem Fronteiras

Ministério alega que programa não deu retorno esperado

O governo Federal decidiu acabar de vez com programa Ciências sem Fronteiras, que concede bolsas para universitários estudarem em universidades do exterior. A decisão foi comunicada pelo blog de Lauro Jardim, do Globo.

Em julho de 2016, o governo já havia decidido cancelar a abertura de novas vagas para bolsistas do programa. Na época, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse que o cancelamento não significava o fim do programam.

Segundo o ministro, as despesas do MEC (Ministério da Educação) para custear o envio de 30 mil estudantes para o exeterior, poderiam pagar a merenda escolar para 40 milhões de alunos da educação básica.

Em 2015, o programa teria consumido cerca de R$ 3,2 bilhões de recursos federais, principalmente com o envio de alunos para universidades americanas e europeias. 

Na avaliação do MEC, o programa não teria trazido resultados devido à deficiência em inglês dos brasileiros e à falta de diretrizes claras sobre que perfil de estudante deveria ser financiado.

De acordo com o Ministério, as bolsas de pós-graduação permanecerão sendo concedidas como eram antes. Até julho de 2016, as bolsas para graduandos correspondiam a 79% do total do programa, enquanto para pós eram apenas 21%.

(com supervisão de Ludyney Moura)

Veja também

Lavando roupa suja Encontro de sigla rendeu muita lavação de roupa suja. Isso porque liderança...

Últimas notícias